Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Cerca de 100 crianças afirmam a fé junto do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses

Cerca de 100 crianças afirmam a fé junto do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses
No próximo dia 2 de junho, celebra-se o dia da Peregrinação Anual ao Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses. Neste dia, para além dos 100 autocarros, com sete mil pessoas a bordo, há cerca de 100 crianças que todos os anos recriam os Mistérios da Infância de Jesus Cristo.
Todos os anos, esta procissão religiosa reúne milhares de pessoas que caminham até chegarem ao Santuário. Ao longo do tempo, houve uma “consolidação” da festa religiosa. Isto porque, ao princípio, antes era a curiosidade o motivo pela peregrinação. “Era tanta gente que isto tornou-se um local para vender sapatos, cerejas, tudo. Mas essa não é a essência, é antes a família, a celebração, a esperança, e a fé, que devem mover as pessoas até ao Santuário do Menino Jesus de Praga”, explicou o padre Padre Superior Agostinho Leal.
Com o passar do tempo, houve a consolidação da mensagem do Menino Jesus de Praga, em que a “novidade e a curiosidade” acalmou, e deu lugar religiosidade. Ao mesmo tempo, “deixou de ser uma feira, já que houve uma diminuição em cerca de 50% do número de feirantes”.
“É por isso que eu falo que, além de ser uma data em que se assinala a consolidação da festa religiosa, assinala-se também a purificação, no sentido em que as pessoas agora vêm até cá pela fé e não para ver”, salientou.
No dia 2 de junho, por volta das 9 horas, esperam-se que os cerca de 100 peregrinos cheguem ao recinto. Pelas 11 horas, será a procissão de acompanhamento dos peregrinos ao Santuário para que, pelas 11h30, se dê início à Eucaristia.
A tarde começa pelas 15 horas com a procissão dos mais novos, que vão recriar os Mistérios da Infância de Jesus Cristo. Pelas 17 horas a festa termina, na esperança que para o ano seja melhor.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta