Baião: Banda Marcial de Ancede vai celebrar 174 anos com música

Baião: Banda Marcial de Ancede vai celebrar 174 anos com música

No próximo dia 19 de maio, a Banda Marcial de Ancede vai celebrar os seus 174 anos de existência. Esta banda, dá música à população de Baião, bem como do país, desde que o escritor e músico D. Miguel Souto Mayor decidiu fundá-la.

Em 1845, Ancede viu nascer, numa casa prestigiada de Esmoriz que pertencia a D. Miguel Souto Mayor, um grupo de músicos que estudavam cada pauta de música e faziam soar pelas ruas de Baião. A 28 de fevereiro de 1980 a banda constituiu-se como associação mas, só a 15 de maio desse mesmo ano, é que conseguiu adquirir o seu estatuto.

Desde então tem incrementado atividades de natureza artística, cultural, recreativa, social e desportiva. Por isso, no dia 19 de maio, os músicos vão juntar-se pelas 10 horas para hastearem a bandeira da sua instituição na sede, servindo mais tarde um porto de honra no mesmo local.

Como uma banda “é uma família”, Ancede convidou outras bandas para se juntarem à festa, na junta de freguesia de Ancede e Ribadouro. Depois da romaria ao cemitério, as bandas vão reunir-se nos devidos palcos, por volta das 15h30, para darem música à população, que cantará os parabéns à banda da terra. 

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.