“Entre Laços e Pirilampos” para sensibilizar população de Celorico de Basto para maus tratos

“Entre Laços e Pirilampos” para sensibilizar população de Celorico de Basto para maus tratos

Abril é o mês oficialmente instituído pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para a prevenção dos maus tratos na infância. O município de Celorico de Basto não deixou passar a data em branco, e juntou-se às comemorações com a caminhada “Entre Laços e Pirilampos”.

A CPCJ de Celorico de Basto juntou-se ao evento, assim como à Comissão Nacional, que desenvolveram várias atividades ao longo do mês de abril para consciencializar e sensibilizar para o problema.

“Serei o que me deres… que seja amor”foi o tema que regeu as iniciativas. Os laços azuis voltaram a ser colocados nas fachadas dos edifícios públicos e das entidades parceiras da CPCJ.

“A nossa intenção é sensibilizar e consciencializar para os maus tratos na infância. Infelizmente ainda há crianças e jovens que sofrem maus tratos sobretudo por escassas capacidades parentais que proporcionam atos de negligência, uma forma de violência junto das crianças e jovens”, referiu Fátima Araújo, presidente da CPCJ de Celorico de Basto.

Tendo em conta que a camada jovem tem uma grande representatividade nas redes sociais, a presidente da CCPJ disse que a organização teve a ideia de “desenvolver uma moldura dos afetos, para sensibilizar nas redes sociais”. 

A presidente desta entidade disse ainda que e “apesar de nos termos associado ao tema da Comissão Nacional”, o tema da CPCJ foi mantido nas ações de sensibilização, isto é, “Crie laços… Não maltrate… Cuide!”.

O presidente da câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, disse que a sensibilização “é a melhor forma de prevenir comportamentos negligentes”. Considera que ações como as desenvolvidas durante o mês de abril, que se estenderam até ao início de maio, “ajudam, em primeira instância, a desmistificar uma entidade que existe para proteger e salvaguardar os direitos das crianças e jovens e, depois, para sensibilizar a população para uma problemática que infelizmente ainda existe na nossa sociedade”.

Todos somos responsáveis pela construção de uma comunidade melhor”, reforçou o autarca.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.