Caminhadas Literárias pelo Montemuro com inscrições abertas

Caminhadas Literárias pelo Montemuro com inscrições abertas

Caminhar na natureza que circunda a Serra de Montemuro, com a literatura a acompanhar, é a nova atratividade deste local. O projeto foi apresentado no dia 20 de abril, e já tem data para a caminhada, a 8 de junho.

O projeto “Caminhadas Literárias pelo Montemuro” nasceu da união de três municípios, nomeadamente Castro Daire, Cinfães e Resende. Juntaram-se a três associações – MCHER Castro Daire, Associação de Defesa do Bestança e Associação de Valorização e Desenvolvimento Rural do Vale do Cabrum – para darem a conhecer a serra mais desconhecida de Portugal, como afirmou o geógrafo Amorim Girão.

A caminhada, agendada para dia 8 de junho, vai ter narrações e encenação com recriações baseadas nas obras literárias de vários vultos da nossa cultura. Vão ser recreadas vivências serranas, ambientes e gentes, vistos e imortalizados por Aquilino Ribeiro, Eça de Queiroz, Amorim Girão, Orlando Ribeiro, Rodrigues da Cunha, Abel Botelho, João de Araújo Correia, Miguel Torga, entre outros.

A caminhada vai ter início em Feirão, no concelho de Resende, e terminará em Aveloso, no concelho de Cinfães. O percurso é dividido em três secções, com dois pontos de estrada para que os participantes façam o percurso consoante a sua disponibilidade física.

As inscrições estão abertas desde o dia 20 de abril e terminam a 24 de maio. Há um custo de três euros e, todo o dinheiro angariado, reverte para o investimento num projeto de reflorestação na Serra do Montemuro organizado pelos municípios e associações envolvidas no projeto.

É uma caminhada em autonomia, sendo que cada um deve assegurar a sua alimentação. No final haverá lugar a uma ceia com os sabores tradicionais de cada município.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.