300 anos da transferência da sede de Celorico de Basto assinalados com conferência e inauguração

300 anos da transferência da sede de Celorico de Basto assinalados com conferência e inauguração

No final do mês de abril, realizaram-se diversas iniciativas em Celorico de Basto com o intuito de assinalar uma data histórica para o concelho: os 300 anos da transferência da sede do concelho, decretada por D. João V, em 1719, da Villa de Basto para a então Villa Nova de Freixieiro, atual vila de Celorico de Basto.

O primeiro evento efetuado nesse âmbito foi a conferência “1719 a 2019”, decorrida no dia 26 nos Paços do Concelho. Nesta sessão, vários oradores procuraram elucidar a plateia sobre várias temáticas, todas elas no âmbito da história do município.

Já no dia 27, realizou-se a cerimónia oficial da data, com o descerramento de uma placa evocativa e a inauguração de uma estrutura interpretativa do marco histórico, que ficará patente na praça Albino Alves Pereira até ao dia 29 de março de 2020, data da celebração do Foral atribuído a Celorico por D. Manuel I.

Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, considerou estas comemorações uma evocação simbólica de uma data histórica para o concelho. “Estas celebrações são uma forma de realçar, cultivar e enobrecer o nosso passado, as nossas tradições, a nossa história, o que nos identifica”, sublinhou.

O autarca referiu ainda a importância de transmitir o passado de Celorico de Basto à população, em particular às gerações futuras. “É fundamental fazer eco desta nossa história, dá-la a conhecer aos habitantes desta terra, aos que nos visitam mas sobretudo às crianças, para que conheçam e reconheçam desde tenda idade a nossa história única, de um concelho que é anterior à nacionalidade”, afirmou.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.