Município de Penafiel cria plano para combater o insucesso escolar no concelho

Município de Penafiel cria plano para combater o insucesso escolar no concelho

Com o objetivo de combater o insucesso escolar e criar condições para uma aprendizagem mais eficaz, o município de Penafiel vai pôr em prática um plano direcionado para milhares de alunos do concelho dos vários ciclos de ensino. A medida abrange diversas áreas e pressupõe o envolvimento dos encarregados de educação.

Este plano representa um investimento na ordem de um milhão de euros, o maior da região do Tâmega e Sousa, que será aplicado por um período de três anos. Os estudantes terão o acompanhamento permanente de uma equipa multidisciplinar composta por dois psicólogos, um técnico ciências da educação e um assistente social.

Uma das áreas mais inovadoras é a programação e robótica, na qual os alunos poderão iniciar-se com recurso a um robô criado para o efeito. Todas as semanas, os mais de 1400 alunos do 3º ciclo e Secundário vão ter a oportunidade de programar, interagir e ver acontecer na prática os resultados da sua programação.

Na área das ciências, a principal novidade passa pelo protocolo de parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que permitirá aos estudantes dos 3º e 4º anos estabelecer contactos com experiências reais.

O estudo da matemática será incentivado através da criação de jogos como a Rota dos Números, complementado pela implementação da prática do xadrez no programa escolar.

Já no que toca à literatura, o município vai contar com a colaboração de Cidália Fernandes, autora penafidelense que procurará incutir nos jovens o gosto pela leitura e ajudá-los a melhorar a sua escrita criativa.

Também as artes performativas estarão representadas no plano, com a criação de um clube de teatro.

Na área da comunicação, os jovens poderão conhecer melhor o mundo da rádio a partir de setembro, estando previstas sessões práticas relacionadas com esse meio.

O envolvimento dos encarregados de educação no processo de aprendizagem também é uma das apostas deste plano, sendo várias as sessões de diálogo e workshops agendadas ao longo do ano letivo.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, salientou a importância da diversidade das áreas abrangidas pela medida para apoiar o percurso escolar dos estudantes. “A grande diferença do plano é o facto de termos tido a capacidade de escolher diversos projetos diferentes que cobrem várias áreas de saber e, com isso, ajudar e preparar os alunos para estarem atentos a novos caminhos e descobertas”, referiu.

Já Rodrigo Lopes, vereador da Educação, considerou este “projeto pioneiro” uma “uma oportunidade de excelência que eleva a qualidade da educação em Penafiel”.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.