Felgueiras: Feira do Maio arranca amanhã

Felgueiras: Feira do Maio arranca amanhã

Tem início amanhã, dia 30 de abril, uma das tradições mais antigas do concelho de Felgueiras: a Feira do Maio. Tal como é habitual, a festa irá prolongar-se até ao primeiro domingo do mês de maio, ou seja, até ao próximo dia 5.

Levado a cabo pelo município com a colaboração de várias entidades, o epicentro do evento serão as Portas da Cidade, local escolhido para ser o recinto da festa. Porém, as celebrações irão alastrar-se até outros pontos do concelho, tais como Lixa, Margaride e a Villa Romana de Sendim.

Os seis dias do festival serão marcados pela diversidade, sendo vasto o rol de atividades em agenda: animação de música popular, um festival de folclore e atuações etnográficas, uma exposição de pintura, ateliês, mostras de artesanato, entre outras.

A iniciativa arranca pelas 21 horas de amanhã, em frente aos aos Paços do Concelho, com a arruada de bombos a dar o mote para a Entrega da Chave de S. Pedro à câmara municipal.

O feriado de quarta-feira, Dia do Trabalhador, começa com o Convívio de Cicloturismo de Felgueiras, que se realiza pelas ruas da cidade a partir das nove horas. Da parte da tarde, às 15 horas, é tempo da Abertura Oficial da Feira de Maio e visita aos expositores, complementadas pela atuação do Grupo de Gaitas de Foles. No mesmo dia, realiza-se também a Exposição Coletiva de Pintura (na Casa das Artes), a atuação do Grupo de Pauliteiros da Póvoa e as “Conversas com Sabor a Mel” (ambas no recinto do festival).

Na quinta-feira à tarde, será inaugurada na Biblioteca Municipal a exposição de pintura de Vítor Carneiro “Para Além da Cor”. Já pela noite, o mesmo espaço acolhe as “Conversas com Sabor a Kiwi”.

As “Conversas com Sabor a Espargos” estão reservadas para as 21 horas de sexta-feira, seguidas da atuação da banda de música dos anos 80 Funkoff, no palco colocado nas Portas da Cidade.

Sábado é um dos dias com mais atividades programadas: o “Passeio Vitórias Classic” (entre Lixa e Margaride, às 10h30); o workshop “Técnicas de Olaria Ancestrais” (Villa Romana de Sendim, 14 horas) e a Hora do Conto e Atelier Pedagógico “Feira do Maio” (Biblioteca Municipal, 17 horas).

Um dos momentos mais esperados do festival está reservado para essa noite, com a atuação do ator, apresentador e comediante Fernando Mendes. “Insónia – Um espetáculo para brincar com coisas sérias” tem início às 21 horas na Casa das Artes. Segue-se a atuação do cantor Vítor Rodrigues, autor do célebre tema “Põe a Mão na Cabecinha”.

Na manhã do dia seguinte, realiza-se a Hora do Conto e Atelier Pedagógico “Dia da Mãe”, na Biblioteca Municipal. Pela tarde, já nas Portas da Cidade, decorrem o cortejo etnográfico “Chamadeiras de Gado” e o Festival de Folclore.

O festival encerra com “Conversas com Sabor a Vinho Verde”, realizada às 19 horas.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta