Estação Imagem: Fotógrafo Octávio Passos traz dois prémios para Marco de Canaveses

Estação Imagem: Fotógrafo Octávio Passos traz dois prémios para Marco de Canaveses

O fotógrafo Octávio Passos venceu este fim de semana duas categorias nos prémios Estação Imagem 2019, cuja cerimónia decorreu em Coimbra.

Criada em 2007, a Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como finalidade estudar, debater e divulgar todos os aspectos ligados à imagem, com particular incidência na fotografia. 

Define-se como a única entidade em Portugal a organizar anualmente um prémio internacional de fotojornalismo, cujo objectivo é “promover a reportagem fotográfica”.

Natural da ilha da Madeira, mas a residir há vários anos em Marco de Canaveses, Octávio Passos venceu na categoria Artes e Espetáculos, com a fotoreportagem “É uma questão de Fé – Semana Santa Zamora”, tendo recebido o prémio pelas mãos da artista Joana Vasconcelos.

O fotógrafo de agência venceu ainda a categoria Desporto com a fotoreportagem “Canhão da Nazaré” e foi o conceituado fotógrafo americano George Steinmetz que lhe entregou o prémio.

Foto: Nelson Pestana

“Participei este ano com três histórias do trabalho que realizei para a agência Getty Images, e ter vencido dois deles é bastante bom e muito gratificante para mim”, disse Octávio Passos ao Jornal A VERDADE, com o qual também colabora.

“Eu sou essencialmente um fotógrafo de agência, esse é o meu estilo, e é aí que me sinto bastante à vontade a realizar boas imagens para disponibilizar numa agência aos seus clientes, jornais, revistas e sites online. Mas a verdade é que durante toda a minha carreira profissional de freelancer sempre trabalhei com jornais, e fiquei sempre com a vontade de contar histórias com as minhas fotografias”, referiu o fotógrafo.

Acredita que os prémios são ‘baterias’ de motivação para continuar a fazer um bom trabalho, mesmo com as “dificuldades dos tempos em que os meios de comunicação social atravessam”.

Sendo madeirense de gema, Octávio Passos vive em Marco de Canaveses desde 2014. “Vivo fora das grandes cidades e dos grandes meios e trabalho para a maior agência de fotografia do mundo que é a Getty Images a partir daqui. Trabalho na confusão diariamente e adoro regressar a casa e descansar. Aqui sou feliz”.

 

‘É uma questão de fé’

As celebrações da Semana Santa nesta cidade espanhola estão mergulhadas em história, fé e cultura e datam do século XIII. Em 1986, a Semana Santa em Zamora foi declarada um ponto de interesse turístico da Espanha, provando um destino popular no período que antecedeu a Páscoa.

‘Canhão da Nazaré’

“Canhão da Nazaré” e uma fotoreportagem sobre um desfiladeiro submarino ao largo da costa da Nazaré, que com as suas ondas gigantes atrai surfistas de todo o mundo.

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL
banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.