Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Celorico de Basto celebra 300 anos da transferência da sede do concelho

Celorico de Basto celebra 300 anos da transferência da sede do concelho

No ano de 1719, a sede do Concelho de Celorico de Basto foi transferida da Villa de Basto para a Villa Nova de Freixieiro, onde ainda se mantém atualmente.

As comemorações deste marco histórico para o município arrancam esta sexta-feira, dia 26, com a conferência “1719 a 2019, da Villa de Basto à Villa Nova de Freixieiro”. A sessão tem início às 21 horas no Centro Cultural Professor D. Marcelo Rebelo de Sousa.

Já pelas 15 horas de sábado, dia 27, vai realizar-se, junto ao passeio público e na praça Albino Alves Pereira, uma sessão solene com o descerramento da placa evocativa e a inauguração da estrutura interpretativa “1719 a 2019”. Esta última estará patente na praça Albino Alves Pereira até às comemorações do Foral, agendadas para dia 29 de março de 2020.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, manifestou a pretensão de, através destas celebrações, imortalizar um período marcante na evolução do município. “Estas celebrações pretendem exaltar a nossa história da forma mais fiel possível, imortalizando momentos, datas, monumentos arquitetónicos e culturas. Afinal, a valorização da nossa história passa por torná-la conhecida e reconhecida por todos”, afirmou o autarca.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta