Marco de Canaveses: “Crómio” dos Morangos com Açúcar e bloguer Marine Antunes deram palestra inspiradora

Marco de Canaveses: “Crómio” dos Morangos com Açúcar e bloguer Marine Antunes deram palestra inspiradora

Neste Dia Mundial do Livro, os alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses foram convidados a escutar as histórias de vida de Marine Antunes – que sofreu de cancro aos 13 anos – e de Tiago Castro – o “Crómio” da serie Morangos com Açúcar, que sofreu de bullying. Ambas as histórias já estão num livro que visa incentivar os jovens a cumprirem os seus sonhos.

A palestra intitulada “Se Poderes Sonhar, Podes Concretizar” começou por volta das 14h30 desta terça-feira, dia 23 de abril. Com um auditório repleto de alunos, os dois convidados falaram com uma pitada de humor das suas histórias de vida. O silêncio da plateia refletiu o interesse da matéria ali explanada.

O objetivo da palestra foi encorajar os jovens a lutarem pelos seus sonhos e admitirem os seus “defeitos”, sorrindo para a vida. “O sorriso salva vidas, nunca se esqueçam disso”, encorajaram os oradores enquanto os alunos batiam palmas após os seus discursos.

Para a presidente da câmara, Cristina Vieira, esta palestra foi de uma “extrema importância” para a comunidade escolar, visto que toca assuntos pertinentes e inspiradores, como a superação após o enfrentar de um problema que nos derruba. “Temos estado atentos ao que nos chega das associações de pais e tentar mover esforços para interferir e colmatar alguns problemas”, explicou a autarca.

Antes de chegar ao evento, Cristina Vieira esteve a ler um pouco do trabalho dos jovens oradores. Constatou que é “um projeto inspirador e que passa mensagens importantes para os adolescentes e até para os adultos”. Até porque, salientou, a adolescência é uma idade propícia a depressões fruto das frustrações. “Temos de aprender a ver o lado bom que há em tudo o que fazemos. Não são só os bons alunos que são bons cidadãos. As coisas mais simples como arrumar o lixo que sobra quando comemos McDonal’s faz de nós melhores”, disse, apelando a mais civilização de cada um dos presentes na sessão.

Também Cristina Mendes, presidente da Associação de Pais, informou que todas as palavras proferidas na palestra “são instrumentos que devem se levados em conta para enfrentarmos as dificuldades do dia-a-dia”.

As histórias de vida foram traduzidas num livro para ajudar os jovens

“Aos 13 anos, era uma miúda cheia de vida, achava que a vida da Marine era do melhor. Até que a força me começou a faltar. Os médicos diziam que era a rebeldia da adolescência”, começou por explicar Marine Antunes, enquanto o seu namorado, Tiago Castro escutava com um brilho nos olhos. A rebeldia traduziu-se num cancro raro, a um milímetro de chegar ao coração. “Foi aí que decidi que tinha de sorrir para a vida, se não, ela matava-me”, constatou.

Num suspiro, a oradora explicou aos alunos desta escola do Marco de Canaveses que teve a sorte de ter um enfermeiro giro que lhe deu livros que a entretiam “enquanto olhava para a cabeça rapada dos outros doentes oncológicos”.

Também o “Crómio” fez questão de mostrar que não era aquela personagem que interpretou há vários anos nos “Morangos Com Açúcar”. Depois desta personagem, as pessoas fizeram bullying com Tiago Castro.

“As pessoas esqueciam-se que aquilo que viram nos ecrãs era uma personagem, e que eu não sou assim”, brincando que, a única coisa que ambos tinham de igual, é o tamanho. Ao mesmo tempo, fala que desta época da sua vida sobressai a força de vontade que o “Crómio” teve, assim como Tiago: “Porquê que somos alvo de preconceito por uma coisa que não escolhemos ser? Mas já que o somos, o melhor remédio é não podemos deixar de ser quem somos porque alguém usa a nossa fragilidade para nos melindrar”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.