Conheça os cuidados alimentares a ter nesta Páscoa

Conheça os cuidados alimentares a ter nesta Páscoa

A Páscoa é uma época onde os doces e os pratos mais tradicionais, ricos em gordura e sal, estão presentes na mesa dos portugueses. Pelo que deverá ter alguns cuidados com a sua alimentação, sem deixar de aproveitar esta época festiva.

No dia de Páscoa, inicie sempre as refeições com uma boa sopa de hortícolas. Para além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares, é uma fonte de hidratação, auxiliando também na digestão e no aumento da saciedade. Relativamente aos pratos principais, opte por preparações culinárias mais saudáveis, tendo sempre presente os legumes e vegetais na refeição. Deverá ter também em atenção à quantidade de alimentos a consumir, procurando não repetir o prato principal.

Os doces da Páscoa deverão ser ingeridos no final da refeição, preferencialmente no fim de almoço, depois da fruta. Evite petiscar amêndoas com açúcar/chocolate e outros doces tradicionais ao longo do dia de forma isolada. Assim, será possível um controlo glicémico maior, evitando um aumento de açúcar no sangue. Uma opção saudável às amêndoas doces são as amêndoas naturais, ricas em fibras alimentares, magnésio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas (importantes protetores cardiovasculares). Se optar por chocolates, prefira as variedades com maior teor em cacau.

Prefira sempre a água como fonte de hidratação preferencial, evitando assim o consumo de refrigerantes ricos em açúcar.

Neste dia não se esqueça de se manter ativo e fazer atividades em família e ao ar livre.

 

Ana Vaz

Nutricionista 0212N

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL
banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.