Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Castelo de Paiva conta história do asseio das casas com rendas na Páscoa em exposição

Castelo de Paiva conta história do asseio das casas com rendas na Páscoa em exposição

Em plena Sexta-feira Santa, pelas ruas das cidades e aldeias torna-se comum a imagem de homens e mulheres a limpar as suas casas. Esta é uma tradição que perdura dos antepassados e que, em algumas famílias, ainda se mantém.

O cheiro a limpo, as casas asseadas para receber o Compasso que carrega a Cruz de Cristo nas mãos é uma tradição medieval, segundo uma análise levada a cabo pelos historiadores do Posto de Turismo de Castelo de Paiva.

 “A cruz é levada às casas como sinal de redenção e glória para os cristãos pelo que não é de estranhar que estes queiram receber a visita pascal numa casa limpa e asseada, fazendo parte desta tradição a toalha de renda sobre a mesa”, explica a organização da exposição.

Por esse motivo, o Centro de Interpretação da Cultura Local decidiu colocar em exposição na sua sede, localizada no centro da vila, algumas das rendas e atoalhados que passaram de geração em geração, como se de joias se tratassem. São símbolo deste asseio comum em época pascal e que espelham a cultura do povo de Castelo de Paiva.

Nos século  XVII e XVIII, as rendas só eram colocadas em cima das mesas em dias de festa. A Páscoa era um desses dias.

Algumas rendas podem ser vistas na exposição intitulada “Toalha de Mesa”, e pode ser visitada até ao final do mês de abril, no Centro de Interpretação da Cultura Local.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta