Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Milhares de tigelinhas vão iluminar margens dos rios Tâmega e Douro na celebração das Endoenças

Milhares de tigelinhas vão iluminar margens dos rios Tâmega e Douro na celebração das Endoenças

A secular Celebração das Endoenças vai voltar às margens dos rios Tâmega e Douro, no dia 18 de abril, quinta-feira santa. Como aconteceu nos anos anteriores, as autarquias de Marco de Canaveses e de Penafiel, comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens durante toda a celebração.

Este ritual realiza-se há mais de três séculos, ligando as duas margens do troço final do Tâmega, na confluência com o Douro, entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), num percurso que inclui a Ponte Duarte Pacheco.

Recorde-se que antes da inauguração desta infraestrutura, em 1941, a procissão atravessava o Tâmega em barcos rabelos iluminados com lanternas, seguido do sermão das Endoenças e o percurso da Via-Sacra até ao Largo do Calvário, onde é feito o Sermão, prosseguindo depois até à Capela de S. Sebastião, onde recolhe.

Com início marcado para as 20 horas, as comemorações arrancam com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde decorre o “Sermão do Encontro entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores”. No rio, os barcos rabelos, iluminam-se com lanternas e luzinhas, criando um efeito visual único.

Para sexta-feira, dia 19 de abril, a Procissão do Enterro do Senhor, marcada para as 15 horas, cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, em Marco de Canaveses.

As Endoenças constituem um evento de turismo religioso que conta com os milhares de tigelinhas a iluminar as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios. Esta procissão é também acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

1 comentário

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • José Alberto Barbosa de Almeida
    18 Abril, 2019, 12:37

    Muito bem efectuada esta notícia, só tem um senão, não indica a que horas está programado começar a celebração das endoenças, se me puder elucidar, agradecia.
    Desde já o meu obrigado e cumprimentos

    REPLY