Lousada: Escola Básica de Pias recebeu Programa Begin Innovation

Lousada: Escola Básica de Pias recebeu Programa Begin Innovation

A Escola Básica de Pias, no concelho de Lousada, recebeu, entre 5 de fevereiro e 19 de março, o Programa Begin Innovation. Esta é uma iniciativa piloto que o concelho, numa parceria entre a câmara municipal e a escola, se disponibilizou a acolher. Estiveram envolvidos 47 alunos das turmas de 3º e 4º ano.

O Programa Educativo Begin Innovation é uma iniciativa Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS), que tem como base a promoção da criatividade para inovar desde a infância. Neste programa é trabalhada a sensibilização para a inovação social enquanto ferramenta de resolução de problemas sociais e ambientais graves e negligenciados, visando um maior envolvimento das crianças na procura de soluções inovadoras.

Ao longo de seis semanas, em outras tantas sessões, foram trabalhados vários conteúdos relacionados com a inovação e empreendedorismo social. Através de atividades práticas, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer o conceito de inovação social, debroçaram-se sobre diversos problemas sociais e ambientais e, através do trabalho em equipa, criaram soluções inovadoras para os problemas por eles identificados. Os problemas enquadravam-se em temáticas como a poluição, o racismo, o bullying, a pobreza, a saúde, a guerra e os incêndios.

De acordo com a autarquia de Lousada, esta experiência piloto “permitiu confirmar e reforçar a ideia de que é possível trabalhar, com os mais novos, competências fundamentais, de modo a que possam ser futuros agentes de mudança positiva na sociedade”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.