Felgueiras: Festival do Pão de Ló – X Mostra Internacional de Doces Tradicionais arranca esta noite

Felgueiras: Festival do Pão de Ló – X Mostra Internacional de Doces Tradicionais arranca esta noite

Começa hoje, dia 12 de abril, o Festival do Pão de Ló – X Mostra Internacional de Doces Tradicionais, que vai decorrer ao próximo domingo na praça Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Pela primeira vez, o evento realiza-se no centro da cidade, apesar de, pela representatividade histórica e cultural criada pelas anteriores edições, o Mosteiro de Pombeiro ser o local escolhido para a abertura e encerramento da iniciativa.

No festival, vão ser apresentadas receitas de Pão de Ló de todo o país, com produtores provenientes de Vizela, Ovar, Amarante, Alfeizerão, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Trofa, Aveiro, Lamego, Santarém, Évora, Cabeceiras de Basto, Barcelos, Arouca, Braga, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão. A estes, juntam-se os doces típicos, chás e licores dos Açores e da Madeira.

Porém, este ano, o certame não conta somente com receitas nacionais daquele doce, estando também presentes expositores de outros 12 países: Espanha, Japão, Polónia, Colômbia, França, Brasil, Venezuela, India, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

A festa arranca no Mosteiro de Pombeiro esta noite, pelas 21 horas, com o concerto do grupo VOCAL ART ENSEMBLE.

Às 15 horas de amanhã, será inaugurada a X Mostra Internacional de Doces Tradicionais com uma recriação histórica “Entrega de mercê de fornecedora da Casa Real a Leonor Rosa da Silva”. De seguida, será apresentado um showcooking pelo músico Miguel Gameiro, que, nessa noite, troca a colher de pau pela guitarra e sobe ao palco para interpretar temas reconhecidos da sua autoria.

Já no domingo, realiza-se, entre as 10h15 e as 10h45, a apresentação do espetáculo “Ruca” destinada a crianças, que terá nova sessão ao final da tarde.

Ainda pela manhã, Luísa Oliveira Santos, licenciada pela Universidade do Minho, empresária e Bloguer “No Mundo da Luísa”, vai moderar a conferência “A importância do Pão de Ló no contexto da identidade Cultural”. A discutir esta temática estarão Cristina Santos, Investigadora e autora de livros sobre Doçaria Tradicional; Cláudio Ferreira, representante da AEF, que apresentará o projeto de certificação do Pão de Ló de Margaride; Fátima Salgado, da Confraria do Pão de Ló, que se vai pronunciar sobre as diversas variedades de Pão de Ló existentes e divulgar algumas atividades previstas para este ano; e Ingrid Correia, que apresentará o Pão de Ló do Japão -KASUTERA.

A X Mostra Internacional de Doces Tradicionais encerra no Mosteiro de Pombeiro às 19 horas com um concerto de órgão pelo Maestro Rui Fernando Soares.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.