Enfermeiros prestam serviços de saúde ao domicílio 24 horas por dia na região

Enfermeiros prestam serviços de saúde ao domicílio 24 horas por dia na região

Foi recentemente criado pela empresa Rare, sediada em Paços de Ferreira, um serviço de enfermagem ao domicílio disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para além da zona do Grande Porto, este projeto destina-se aos concelhos abrangidos pela sub-região do Vale do Sousa (Paços de Ferreira, Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel), bem como Amarante e Marco de Canaveses.

Esta ação é levada a cabo por quatro jovens enfermeiros, que disponibilizam os seguintes serviços: avaliação dos sinais vitais; administração de injetáveis; preparação e organização da terapêutica semanal; tratamento de feridas e tratamento de feridas cirúrgicas; higiene e posicionamentos a acamados; entubações nasogástricas; algaliação; aspiração de secreções; teste combur; montagem de soro; e extracção de fecalomas.

Um dos envolvidos no projeto é Diogo Pereira, fundador do Enfermeiro 24, que revela que a ideia surgiu através de um caso pessoal. “Esta iniciativa começou com uma situação que eu tinha em casa com o meu avô acamado. Eu é que prestava esse serviço em casa, então pensei: porque não fazê-lo com outras pessoas que não têm um ‘neto enfermeiro’?”
Integrado numa equipa que se rege pelas diretrizes “profissionalismo, atenção e segurança”, Diogo destacou a flexibilidade deste serviço: “queremos que as pessoas saibam que estamos disponíveis independentemente da localização, que nos contactem e, aí, ajudar da melhor forma possível”.
Quanto ao objetivo do projeto, o técnico de saúde afirmou que passa por “proporcionar um atendimento humanizado e individualizado a cada paciente”, o que assume uma importância de maior relevo numa região onde a população é considerada envelhecida. “Envelhecer de forma saudável e confortável assume-se como um desafio na sociedade atual. Ainda existe pouca preocupação com este grupo etário, não existindo um plano de cuidados adequado ao idoso. A intervenção do Enfermeiro 24 visa satisfazer as necessidades de todas as idades, dando um foco principal ao grupo etário mais debilitado e com mais necessidades hospitalares”, salientou.
Por fim, em comunicado, a empresa responsável pelo Enfermeiro 24 mostrou-se determinada na concretização deste projeto: “acreditamos nos valores desta iniciativa e queremos que chegue a toda a zona abrangente, pelos benefícios que pode trazer a qualquer pessoa”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.