Celorico de Basto: Via Sacra une fiéis na Igreja Paroquial de Britelo

Celorico de Basto: Via Sacra une fiéis na Igreja Paroquial de Britelo

A Páscoa está a chegar e com ela muitas são as recreações da vida de Cristo. Em Celorico de Basto, no primeiro domingo de abril, os passos de Jesus desde a sua condenação até à morte foram encenados através de uma Via Sacra, que aconteceu na Igreja Paroquial de Britelo.

Esta atividade pascal foi promovida pelo programa Celorico Mexer, da câmara municipal, numa parceria com o Arciprestado de Celorico de Basto. As 14 estações da Via Sacra foram representadas de forma figurativa, todas elas acompanhadas por cânticos próprios que deram ainda mais simbolismo a cada momento representado.

Muitos foram os fiéis que se juntaram na igreja para assistirem a este momento, que aliou momentos de emoção aos momentos de reflexão, afirmam.

“Trata-se de um momento inserido no tempo da Quaresma, um momento único, que nos ajuda a crescer na esperança, fortificada por esta caminhada de amor”, explicou a organização em nota de imprensa.

O presidente da câmara, Joaquim Mota e Silva, não conseguiu ficar indiferente ao trabalho da equipa que representou a Via Sacra. “Uma caminhada difícil representada de forma exemplar e comovente, com o envolvimento de todos os que integram este programa onde foi evidenciada a fé, a esperança fortificada por esta caminhada difícil, dolorosa mas uma caminhada de amor, de amor por todos nós”, salientou.

Joaquim Mota e Silva enalteceu o momento de fé a forma sentida como todos se entregaram a cada momento representado, evidenciando claramente a esperança num novo amanhã, caminhando cada qual com a sua cruz. “Todos nós, nas nossas vidas, carregamos uma cruz, e cada um deve saber levar essa cruz movido pelos sentimentos de fé, de esperança, acreditando sempre num novo amanhã, dando sempre o melhor de nós”, expressou.

Segundo o Arcipreste de Celorico de Basto, Albano Costa, “esta foi uma encenação sentida, vivida com emoção, cheia de arte, feita de maneira piedosa”. Foi feito um especial agradecimento a todos os que participaram nesta recreação e proporcionaram momentos de emoção na Igreja Paroquial de Britelo.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta