Lousada promove “Filosofia com Crianças” para os alunos do terceiro ano

Lousada promove “Filosofia com Crianças” para os alunos do terceiro ano

No âmbito do Ano Municipal da Educação, promovido pela autarquia de Lousada, têm surgido realizados vários projetos, sendo que um deles é a “Filosofia com Crianças” (FcC), destinado aos alunos do 3º ano do ensino básico.

Com início em outubro, este projeto conta com orientação do professor Tomás Magalhães Carneiro e da sua equipa, do Clube Filosófico do Porto.

De acordo com a autarquia, a aposta nesta área deve-se ao facto desta disciplina apresentar, ao longo de várias décadas, “melhorias nas competências verbais e argumentativas das crianças, ensinando-as a ouvir com atenção os seus colegas, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros”.

“São ainda fatores associados ao sucesso da FcC as competências afetivas e cognitivas, como o respeito pelas ideias dos outros, a curiosidade, o pensamento crítico, rigoroso e cuidado. Por tudo isto a Filosofia com Crianças é, inclusive, uma proposta pedagógica aconselhada pela UNESCO”, foi recordado.

Os temas do dia-a-dia são a base para as sessões de “Diálogo Filosófico” que, a partir de jogos, dinâmicas e histórias, levam as crianças a pensarem e conversarem sobre temas como a família, a amizade, a diferença entre o amor e a amizade, o conhecimento do outro, as virtudes do diálogo, entre outros assuntos.

Este projeto está a ser implementado em todas as turmas do 3º ano do 1º ciclo dos agrupamentos de escola de Lousada, Lousada Oeste e Dr. Mário Fonseca, e também junto dos alunos do ensino secundário do agrupamento de escolas de Lousada, uma vez por semana e com a duração de 60 minutos.

O município pretende atingir 500 alunos por ano letivo, com um total de 1500 alunos em três anos, que se inserem na ação do Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.