Alunos e professores de Baião de visita à República Checa

Alunos e professores de Baião de visita à República Checa

Um grupo de sete alunos e dois professores de Baião efetuou recentemente uma visita de uma semana a Velka Bystrice, na República Checa. A iniciativa realizou-se no âmbito do projeto “Young Entrepreneurs in Action”, inserido no programa ERASMUS+, cujo financiamento é assegurado pela União Europeia.

Durante esse período, e escola de acolhimento da pequena vila organizou diversas atividades de caráter educativo, cultural e recreativo. A instituição foi igualmente responsável por estabelecer o contacto com famílias de acolhimento para receber os estudantes dos países abrangidos nesta parceria, que, para além de Portugal, engloba também Croácia, Itália e Turquia.

Para além das atividades, as quais se focaram nas áreas do empreendedorismo e gestão das finanças pessoais, profesores e alunos estiveram também em contacto direto com o sistema de ensino checo, trocaram impressões sobre semelhanças e diferenças com os mesmos sistemas nos países de origem e reuniram com as autoridades políticas de Velaka Bystrice a fim de compreenderem a forma como são implementadas políticas de educação naquela região e naquele país.

 

Do ponto de vista cultural e recreativo, foram realizadas visitas à cidade de Olomouc, nomeadamente à catedral da cidade e ao centro histórico, ao castelo de Bouzov e ao Museu de ciência da cidade. Foram ainda visitadas duas empresas de sucesso na região: uma dedicada à produção de cerveja e outra dedicada à disponibilização de serviços na área da saúde e do desporto.

Os responsáveis da participação da instituição baionense no projeto fizeram um balanço “muito positivo” da iniciativa, uma vez que esta permitiu aos estudantes envolvidos “aprender de forma divertida, inovadora e num ambiente de completo comprometimento entre alunos de diferentes proveniências, conceitos tão importantes para as suas vidas quer ao nível académico como pessoal”.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta