Celorico de Basto promove Via Sacra ao vivo pelo décimo ano consecutivo

Celorico de Basto promove Via Sacra ao vivo pelo décimo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Celorico de Basto, em parceira com o Arciprestado do concelho, vai promover, pelo décimo ano consecutivo, a Via Sacra ao vivo, uma cerimónia religiosa que marca os passos de Jesus Cristo desde a condenação até à crucificação e morte na cruz.

Encenada pelo programa “Celorico a Mexer”, esta iniciativa acontece no próximo domingo, dia 7 de abril, na igreja paroquial de Britelo, pelas 15 horas.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, recordou que a Via Sacra “é sempre um momento emotivo que faz refletir nos valores da visa”, referindo que esta é uma das passagens bíblicas “mais extraordinárias que será apresentada por um programa muito especial que procurará representar cada estação da forma mais fiel possível enaltecendo a fé e a esperança num novo amanhã”.

A preparação desta Via Sacra está a ser realizadas nos locais de animação do Celorico a Mexer com os idosos a interpretar os principais intervenientes deste momento bíblico.

Um momento que os deixa especialmente “interessados e movidos a participar” como referenciou Helena Martinho, coordenadora dos serviços sociais e de saúde do município. “Este é um momento particular que os nossos idosos vivem com fervor e muita devoção. Tudo é levado com a seriedade que o momento exige, tudo é feito com emoção e dedicação, e nenhum pormenor é deixado ao acaso. São semanas de trabalho com ensaios, preparação de adereços, decoração, textos, tudo feito com o rigor que esta iniciativa exige”, concluiu.

A Via Sacra ao vivo será orientada pelo arciprestado de Celorico de Basto.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta