Paisagens de Baião inspiram estudantes de arquitetura da Universidade do Porto

Paisagens de Baião inspiram estudantes de arquitetura da Universidade do Porto

Desde a passada segunda-feira até à próxima, dias 1 e 8 de abril, os alunos finalistas do curso de arquitetura da Universidade do Porto encontram-se em Baião a participar na iniciativa “Espelho da Pala”.

No âmbito deste workshop de projeto urbano, os estudantes vão elaborar o desenho das margens da albufeira da Pala, abarcando também os territórios de Porto Manso e Mosteirô, em Baião, bem como a observação das restantes fachadas da albufeira, nos concelhos de Baião e de Cinfães.

Este workshop pretende providenciar aos alunos uma semana de trocas de ideias e conhecimentos com a presença de gestores, técnicos municipais e especialistas em diferentes áreas disciplinares. Os trabalhos produzidos serão apresentados publicamente no Auditório Municipal de Baião a 8 de abril.

Esta iniciativa é organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Baião, pela União de Freguesias de Ancede e Ribadouro e União de Freguesias de Baião (Santa Leocádia) e Mesquinhata, pela equipa docente de Projeto 5 do MIArq da FAUP, e pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

Segundo divulgou a autarquia baionense, esta parceria entre o município de Baião e a FAUP pretende “incentivar narrativas críticas construídas por abordagens experimentais de grande fertilidade que permitam relevar o subsequente debate de ideias acerca de temáticas inerentes ao entendimento de uma paisagem operativa para o Douro, das relações com o plano de água, dos usos praticados em domínio público, entre outros temas correlacionados, a confrontar com as estratégias e programas sectoriais existentes”.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta