12 países de todo o mundo presentes no Festival do Pão de Ló de Felgueiras (C/ Vídeo)

12 países de todo o mundo presentes no Festival do Pão de Ló de Felgueiras (C/ Vídeo)

Ao final da tarde desta terça-feira, 2 de abril, no salão nobre dos Paços do Concelho de Felgueiras foi apresentado o Festival do Pão de Ló, X Mostra Internacional de Doces Tradicionais, que vai decorrer nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril na praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras.

Pela primeira vez, o certame apresenta-se no centro da cidade, no entanto pela representatividade histórica e cultural criada pelas anteriores edições, o evento inicia e termina no Mosteiro de Pombeiro.

Nesta edição, a tradição vai juntar-se à contemporaneidade e terá, pela primeira vez, a representação de receitas de Pão de Ló internacional e de doces típicos provenientes de 12 países. Espanha, Japão, Polónia, Colômbia, França, Brasil, Venezuela, India, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau são os expositores internacionais a que se juntam outros nacionais provenientes de Vizela, Ovar, Amarante, Alfeizerão, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Trofa, Aveiro, Lamego, Santarém, Évora, Cabeceiras de Basto, Barcelos, Arouca, Braga, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão. Os Açores e a Madeira também trarão os seus doces típicos, chás e licores.

Na apresentação do certame, Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras garantiu ser uma aposta “forte” e que irá “trazer uma troca de conhecimentos que muito nos enriquecerá a todos. O pão de ló é a nossa marca, mas queremos receber todos os outros doces tradicionais para acrescentarmos valor ao festival”.

A escolha do embaixador Miguel Gameiro foi feita pelo facto de ser opção para animação musical, aliando o facto do músico ser chef profissional. “Já que a escolha musical recaiu sobre o Miguel Gameiro e ele tem esta ligação conhecida à gastronomia, achamos interessante convidá-lo para embaixador”, garantiu o autarca que afirmou ainda que o músico aceitou “prontamente”.

O evento terá início na noite de sexta-feira, 12 de abril, pelas 21h00, no Mosteiro de Pombeiro que receberá um concerto pelo VOCAL ART ENSEMBLE.

Já na tarde de sábado, 13 abril, pelas 15 horas, será feita a inauguração da X Mostra Internacional de Doces Tradicionais com uma recriação histórica “Entrega de mercê de fornecedora da Casa Real a Leonor Rosa da Silva”, seguindo-se um showcooking, pelo embaixador Miguel Gameiro, que na apresentação garantiu pensar numa forma diferente de confecionar o Pão de Ló sem o descaracterizar. “Só faço alguma coisa que faça sentido. Ainda não pensei no que vou fazer, mas até lá irei pensar de forma carinhosa”, avançou o chef e cantor que no final da apresentação do evento pegou na sua guitarra e brindou os presentes com o tema “Dá-me um Abraço”.

O artista irá apresentar-se em palco no sábado à noite, 13 de abril, para um concerto que promete lembrar os vários sucessos da sua carreira.

No domingo, o certame abre portas às 10 horas e terá a apresentação do espetáculo “Ruca” destinada a crianças entre as 10h15 e as 10h45 que terá nova sessão ao final da tarde.

Ainda na manhã de domingo vai realizar-se a conferência subordinada ao tema “A importância do Pão de Ló no contexto da identidade Cultural”. A mesma será moderada por Luísa Oliveira Santos, licenciada pela Universidade do Minho, empresária e Bloguer “No Mundo da Luísa”, também presente na apresentação do evento.

Outros bloguers e opinion makers internacionais estarão presentes para posteriormente escreverem artigos promocionais sobre o Pão de Ló de Margaride.

A conferência terá como oradores Cristina Santos, Investigadora e autora de livros sobre Doçaria Tradicional; Cláudio Ferreira, representante da AEF, que apresentará o projeto de certificação do Pão de Ló de Margaride; Fátima Salgado,  da Confraria do Pão de Ló, que fará uma abordagem sobre as diversas variedades de Pão de Ló existentes e sobre alguns projetos inovadores previstos para este ano. Nesta conferencia será ainda apresentado Pão de Ló do Japão -KASUTERA, por Ingrid Correia.

O final da X Mostra Internacional de Doces Tradicionais terá lugar no Mosteiro de Pombeiro pelas 19 horas com um concerto de órgão pelo Maestro Rui Fernando Soares.

Na apresentação do evento foi também revelada a iniciativa “Páscoa na Praça” que entre os dias 15 e 18 de abril irá ter várias atividades direcionadas às crianças por forma a passar as tradições de Felgueiras e em particular do Pão de Ló.

Numa altura de férias, as crianças do concelho poderão usufruir de vários workshops e atividades de forma gratuita.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.