Penafiel: Protocolo para criação de Balcão da Inclusão já foi assinado

Penafiel: Protocolo para criação de Balcão da Inclusão já foi assinado

No passado dia 23 de março, A Câmara Municipal de Penafiel assinou um protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação (IP) com o intuito de criar o Balcão da Inclusão. A cerimónia decorreu na Biblioteca Municipal e inseriu-se no I Encontro de Inclusão Sobre Rodas, com o slogan “Diferentes e Iguais”, organizado pelo grupo “Inclusão Sobre Rodas”.

O objetivo desta iniciativa é, segundo a autarquia, “proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respetivas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência”.

Em termos práticos, tal propósito será levado a cabo através do esclarecimento de dúvidas –  via telefone, por escrito ou presencialmente – sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes. A par desta tarefa, o Balcão da Inclusão compromete-se também a ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

“Este Balcão da Inclusão pretende apoiar os nossos concidadãos, em primeiro lugar, através da disponibilização de informação e, depois, através da mediação”. A garantia é dada por Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que deixou ainda um apelo ao envolvimento da população nesta temática. Quanto mais a comunidade se envolver, mais forte e eficaz será o serviço”, considerou.

Por sua vez, Humberto dos Santos, que preside o IP, destacou a “proximidade” como ponto-chave  para o sucesso desta Balcão de Inclusão. “Um técnico do Município, que conhece o território, as organizações, e as pessoas com quem está a falar, consegue ter uma perceção com maior exatidão das necessidades e das oportunidades existentes. Há um ganho imenso em relação à proximidade, empatia e fluidez, e isso não se consegue a partir de Lisboa”, explicou.

Humberto Santos finalizou a sua intervenção referindo que este novo serviço deve ser um exemplo a seguir no apoio a cidadãos com este tipo de dificuldades. “O Balcão de Inclusão da Câmara Municipal de Penafiel deve ser um elemento de excelência para ajudar a resolver os problemas das pessoas com deficiência ou incapacidade”, afirmou.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.