Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Câmara de Lousada empenha-se na criação de uma Paisagem Protegida para o Sousa Superior

Câmara de Lousada empenha-se na criação de uma Paisagem Protegida para o Sousa Superior

O município de Lousava vai iniciar o processo de criação de uma Paisagem Protegida para o Sousa Superior. A decisão do atual executivo advém do facto de o Vale do Sousa Superior ser um território com elevado valor ambiental, tendo 24 espécies protegidas.

A câmara de Lousada tem vindo a desenvolver vários projetos ambientais, tais como Bio-Escola, Plantar Lousada, BioLousada, Lousada Jardins, Lousada Guarda-Rios, Lousada Charcos, entre muitos outros.

Estas iniciativas pretendem “contribuir para qualificar o território, salvaguardar os principais valores naturais e patrimoniais e contribuir para criar dinâmicas de desenvolvimento”, tal como explica o executivo, em nota de imprensa. Desta forma, têm envolvido diversas vertentes do concelho, como o turismo, o lazer, a floresta e a agricultura.

Com este processo de criação de uma Paisagem Protegida para o Sousa Superior, a Câmara Municipal de Lousada quer criar um espaço de experimentação e montra das intervenções ambientais e sociais que têm vindo a ser realizadas. Espera-se que Lousada passe, assim, a ser uma referência nacional nas questões da sustentabilidade.

Envolver a comunidade neste processo é um dos objetivos da autarquia. Para tal, amanhã, dia 29 de março, pelas 21 horas, na biblioteca municipal, será apresentada a metodologia, bem como a auscultação da comunidade sobre o assunto.

De seguida, dão realizar-se reuniões públicas/debates nas freguesias, cujo calendário será oportunamente divulgado, e que terão como objetivo receber contributos para o diagnóstico, estratégia e propostas de ação.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta