Penafiel: Redução tarifária nos transportes públicos “vai apoiar todos os utentes”

Penafiel: Redução tarifária nos transportes públicos “vai apoiar todos os utentes”

O Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) entra em vigor, na região do Tâmega e Sousa, já a partir do próximo dia 1 de maio. Os cidadãos vão beneficiar de preços mais baixos nos transportes públicos, naquela que é também uma ação no âmbito do Projeto de Reestruturação da Rede Pública de Transportes de Passageiros da CIM do Tâmega e Sousa.

Importa referir que o concelho de Penafiel é, no âmbito da CIM do Tâmega e Sousa, aquele que tem maior utilizadores de transporte públicos, com mais de 7.600 pessoas a realizarem viagens.

Os novos preços dos passes da CIM contam com financiamento da Administração Central e do Município de Penafiel, passando a ter o custo de 20 euros para passes urbanos, 30 euros para viagens dentro dos concelhos e 40 euros para viagens entre municípios da CIM.

O passe da viagem de comboio entre Porto e Penafiel vai baixar de 80 para 40 euros, enquanto que o passe de autocarro entre Penafiel e Porto passa a custar 40 euros, passando para menos de metade do praticado até então, que eram 90 euros.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou a importância da redução de preços para os utentes.“Esta medida vai apoiar todos os utentes na redução da tarifa, possibilitar o apoio à criação de ‘passes família’, criar condições especiais para casos específicos e facilitar o acesso aos transportes públicos por parte das populações mais isoladas”, sublinhou.

O autarca recordou que o objetivo é de “proporcionar viagens mais cómodas, com velocidades comerciais mais altas e com maior frequência, quer em dias úteis, quer no fim de semana, e com passagem pelo Hospital Padre Américo, pela estação de Novelas, em Penafiel, e pelas estações de comboio da linha do Douro”.

Recorde-se que o PART destinou 1,8 milhões para a região do Tâmega e Sousa, verba que vai permitir a criação de uma rede de ligação “Rede Tâmega e Sousa – PART” entre as 11 sedes de concelho e o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.