“Iniciação à programação e robótica” arrancou em Lousada

“Iniciação à programação e robótica” arrancou em Lousada

A “Iniciação à programação e robótica”, uma das atividades que contempla o Ano Municipal da Educação, arrancou no concelho de Lousada esta semana.

Esta iniciativa pretende disponibilizar recursos de acesso direto às novas tecnologias de informação, tendo como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades transversais ao currículo e associadas ao pensamento computacional, fomentar a aprendizagem de princípios básicos de programação, aumentar os níveis de literacia digital dos alunos e promover a adoção de uma atitude positiva dos alunos face à escola.

De acordo com o município, a atividade procura promover a “criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático com destaque para a resolução de problemas, criação de sequências, disponibiliza também ferramentas de programação informática simplificadas, através das quais podem ser desenvolvidos projetos, tais como estórias interativas, simulações, soluções de problemas, entre outras”.

Estas sessões estão destinadas aos alunos do quarto ano. Cada turma tem 20 horas de formação nesta área, sendo cada sessão correspondente a 60 minutos, semanalmente, em horário letivo.

De acordo com a opinião do vereador da Educação, António Augusto Silva, “esta oferta será uma mais-valia para as nossas crianças já que estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas através de um ambiente lúdico e tecnológico muito ao gosto destas idades. Temos todos os ingredientes reunidos para que seja um sucesso com aquisição de competências que podem ser transferidas para outras áreas do conhecimento”.

As ações são dinamizadas por formadores que contam com a ajuda de Robôs WeeeBot 3 em 1 WeeeMake, Robôs WeeeBot Jeep WeeeMake e kit home inventor WeeeMake.

Esta é uma atividade que se insere no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.