Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Escritores do século XIX homenageados à mesa na Casa do Vinho Verde

Escritores do século XIX homenageados à mesa na Casa do Vinho Verde

A partir do próximo mês, a Casa do Vinho Verde dá início a uma série de três jantares temáticos que pretendem efetuar um “Regresso à Casa do Conde”.

De abril a junho, será realizado mensalmente um banquete no Palacete Silva Monteiro, em Miragaia, Porto, que recuará até à segunda metade do século XIX a fim de evocar, tanto ao nível da escrita como do paladar, dois escritores lusos daquela época (Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco) e o conde António Silva Monteiro.

No dia 13 de abril, vai realizar-se o jantar “à mesa com Eça de Queiroz”, no qual o chef baionense António Pinto, da Casa de Tormes, irá recriar o menu queirosiano de “A Cidade e as Serras”. A refeição será acompanhada pelo Vinho Verde, que o autor descreve na referida obra como sendo “fresco, esperto e seivoso”.

Na noite de 25 de maio, o chef Renato Cunha apresentará aos convidados sentados “à mesa com Camilo Castelo Branco” produtos tradicionais da região do Minho, sobre os quais o autor se pronuncia na obra “A brasileira de Prazins”.

O programa “Regresso à Casa do Conde” termina a 29 de junho. Nessa noite, será a vez do chef Hélio Loureiro arregaçar as mangas a fim de confecionar um jantar de inspiração oitocentista no palacete situado na Rua da Restauração, que, naquela época, recebia a sociedade portuense em mostras de arte e cultura.

Todos os jantares vão realizar-se naquele espaço, sede da Casa do Vinho Verde, pelas 20 horas dos referidos dias, tendo cada um custo de 50 euros por pessoa.

Em comunicado, a organização refere que a iniciativa “Regresso à Casa do Conde”, integrada nas comemorações dos 110 anos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, tem como objetivo “celebrar o Vinho Verde na literatura portuguesa, para além de promover a Obra do Conde Silva Monteiro, importante figura da cidade do Porto a nível cultural, económico, social e filantrópico”.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta