Programa “Adota Avós” arrancou em Marco de Canaveses

Programa “Adota Avós” arrancou em Marco de Canaveses

A primeira edição do Programa de Voluntariado Intergeracional “Adota Avós” iniciou este domingo, dia 17 de março, na Fundação Santo António (FSA), na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses.

Os jovens, previamente selecionados, foram recebidos pelo presidente e pelo vice-presidente do Conselho de Administração da Instituição, Manuel António Teixeira e Manuela Teixeira, respetivamente, para conhecer as instalações e os “avós” que adotaram.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, afirmou esta iniciativa foi “desde logo bem recebida pelo município, pois é tendência que alguns dos nossos seniores não contem com suporte familiar”, recordando a importância do papel destes jovens que “vão realizar junto dos ‘avós’ que adotarem será certamente salutar promovendo a felicidade em quem recebe e desenvolvendo empatia e proximidade em quem oferece”.

Satisfeito com o arranque deste projeto no município do Marco de Canaveses, Diogo Tristão, gestor do projeto em Portugal, apelou à sensibilidade dos voluntários para o alcançar os objetivos pretendidos. “É fundamental que os avós se sintam escutados, acompanhados e acarinhados pelos netos que os querem adotar”, frisou.

Manuel António Teixeira, presidente da FSA, referiu que a presença dos voluntários “é muito importante para as pessoas desta idade, porque vão ter quem escute as suas histórias de vida, quem as acompanhe, ainda que uma vez por semana”.

Recorde-se que, as inscrições para fazer parte do projeto “Adota Avós” mantêm-se abertas através do email [email protected] ou através do Facebook “Adopta un Abuelo”. O programa destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.