Felgueiras: “Miquinhas do Sr. Miranda” celebrou 102 anos de vida rodeada da família

Felgueiras: “Miquinhas do Sr. Miranda” celebrou 102 anos de vida rodeada da família

Maria Alice Ferreira, ou “Miquinhas do Sr. Miranda” como é conhecida na freguesia de Airães, no concelho de Felgueiras, celebrou na quarta-feira, dia 20 de março, 102 anos de vida.

A família juntou-se para assinalar a data que não pode passar em branco. “A minha avó dizia que fazia anos e estava à espera que lhe cantássemos os parabéns. Os filhos não chegavam então ela começou a cantar sozinha”, contou a neta Célia Ribeiro ao Jornal A VERDADE.

Completamente independente, a centenária não deixa que ninguém a ajude. “O meu pai às vezes quer ajudá-la a subir as escadas e ela não aceita”, referiu a neta, acrescentando que a avó passa um mês em casa de cada um dos oito filhos ainda vivos, uma vez que uma das filhas já faleceu.

Para além dos filhos, Maria Alive Ferreira tem 34 netos e 18 bisnetos, tendo dedicado a sua vida à casa e aos bordados. “O meu avô era taxista e ela bordava em casa”, explicou Célia Ribeiro.

A viver em Airães, Maria Alice Ferreira é natural de S. João de Aião, também do concelho de Felgueiras, localidade da qual se lembra muitas vezes. “Tem dias que fala muito do meu avô, dos pais e do local onde nasceu, diz que quer voltar para lá”, confidenciou.

A centenária ainda tem a memória no sítio, no entanto à noite fica mais difícil de conhecer as pessoas. “Se vierem os filhos conhece, à noite é mais complicado mas conhece toda a gente. No dia em que ela fez anos o filho de França ligou-lhe, fizemos ligação por facebook e ela conheceu-o logo, disse «Olá Jorge, estás bom?»”, disse a neta orgulhosa da avô.

Com “um aspeto impecável” e a “viver um dia de cada vez” o segredo da matriarca está na alimentação e na pouca medicação que toma. “Já não ia ao médico há 25 anos. As enfermeiras que vêm cá a casa ficaram admiradas”, confidenciou a neta, garantindo que a avó “come muito bem”.

Depois desta celebração com aqueles que mais lhe são queridos, a “Miquinhas do Sr. Miranda” caminha agora para os 103 anos, rodeada da família numerosa que tudo faz para que não lhe falte nada.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.