Penafiel vai assinar protocolo para criar balcão de ajuda a pessoas com deficiências

Penafiel vai assinar protocolo para criar balcão de ajuda a pessoas com deficiências

No próximo dia 23 de março, pelas 14h30, a Câmara Municipal de Penafiel vai assinar um protocolo com com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., no sentido de criar o Balcão da Inclusão. Esta celebração de protocolo vai acontecer no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

A assinatura do protocolo está inserida no I Encontro de Inclusão Sobre Rodas, com o slogan “Diferentes e Iguais”, organizado pelo grupo “Inclusão Sobre Rodas”, que se uniu após desafio lançado por Maria Deolinda Soares, natural da freguesia de Valpedre, que se encontra numa condição de mobilidade reduzida há mais de 20 anos.

Por esse motivo, há um vasto programa que acompanha a assinatura do protocolo, com um painel de oradores que vai falar sobre “emoção, motivação e família”, com Marco Sousa, seguida da intervenção de Raquel Pereira, sobre “Inclusão na sexualidade”. Seguidamente, há uma partilha de experiências com relatos na primeira pessoa sobre as temáticas debatidas anteriormente.

Esta é uma forma de ajudar a esclarecer dúvidas existentes em pessoas portadoras de deficiências, assim como os seus acompanhantes, sobre direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes.  A população passa, assim, a poder esclarecer as suas dúvidas por escrito, via telefone ou presencialmente.

Este balcão irá ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.