Publicidade

banner-baiao-festival-anho-700x259

Cartão de cidadão substitui número de eleitor em Portugal. Saiba tudo

Cartão de cidadão substitui número de eleitor em Portugal. Saiba tudo

Votar vai ser diferente a partir deste ano em Portugal. Pode esquecer o seu número de eleitor pois este vai deixar de existir. Para um cidadão votar vai ser apenas preciso ter o cartão de cidadão já que é o número deste documento que vai contar nas mesas de voto. As distribuições vão ser feitas por ordem alfabética.

Vai ser ainda possível votar antecipadamente e não precisa de ter uma justificação para tal. Uma semana antes, ou seja, no domingo que antecede o ato eleitoral, poderá deixar o seu voto, bastando enviar o pedido por carta ou através do site oficial. Não tem de dar explicações sobre a requisição de voto antecipado.

Também vai ser testado este ano, durante as eleições europeias, o voto eletrónico. Este teste vai acontecer em 14 concelhos do distrito de Évora, com 50 mesas de voto eletrónico. Feitos os votos, será feito um relatório com os resultados e apresentado no Parlamento. Perante o resultado do teste, o Parlamento vai decidir qual o rumo a seguir futuramente, isto é, se o voto eletrónico será uma realidade do país ou não.

Mas as mudanças vão também afetar os portadores de deficiência visual. Estes, vão passar a ter uma matriz em Braille nas mesas de voto. Tal medida vai permitir que os invisuais votem de forma autónoma.

Ainda assim, antes de ir votar aconselha-se a consulta do local de voto.

 

Publicidade

banner-lixa-noitebranca-700x273

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta