Resende: São Cipriano vai ter voluntários até ao pôr-do-Sol a limpar e reflorestar

Resende: São Cipriano vai ter voluntários até ao pôr-do-Sol a limpar e reflorestar

Resende vai receber a iniciativa “Plantar esta ideia” no dia 30 de março, organizada pela Associação de Valorização e Desenvolvimento Rural do Vale do Cabrum, também conhecida como Bolota.

No lugar da Freida, em São Cipriano, vai ser alvo de limpeza e posterior plantação de árvores de espécies autóctones. A iniciativa vai começar pelas 9 horas mas prevê-se que os voluntários participantes fiquem para observar o pôr-do-sol.

Esta é já a terceira de quatro fases do projeto “Pela Nossa Floresta” que consiste na limpeza da zona em que se realizará a mesma e posterior plantação de árvores de espécies autóctones. Pretende-se assim dar mais um pequeno contributo na reflorestação de zonas que atualmente não têm árvores, contrariar a desertificação e ajudar na luta contra o aquecimento global.

A AVDRVC atua no Vale de Cabrum que engloba as freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira, Ramires, Ferreiro de Tendais e Oliveira do Douro em Cinfães e Feirão, Felgueiras, Miomães, Freigil, S. Cipriano, Ovadas e Panchorra em Resende, inclusas na Rede Natura 2000 da Serra do Montemuro. Esta zona sofre há mais de uma década com incêndios florestais sendo visíveis os danos dos mesmos com um avanço de desertificação notório e uma erosão do solo evidente.

A Associação de Valorização e Desenvolvimento Rural do Vale do Cabrum é composta por um grupo de jovens que têm o objetivo de tornar o seu vale mais verde, sabendo de antemão que mais que melhorar a qualidade de vida para eles estão a criar melhores condições para gerações vindouras.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta