Pretende visitar a Rota de Ofícios Tradicionais em Castelo de Paiva? Há uma aplicação que pode ajudar

Pretende visitar a Rota de Ofícios Tradicionais em Castelo de Paiva? Há uma aplicação que pode ajudar

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva lançou recentemente uma aplicação de geo-referenciação para smartphones destinada a turistas. Com esta inovação, os visitantes poderão conhecer, de carro ou pé, quatro rotas organizadas, orientadas para cerca de vinte profissões de outrora que, apesar de já pouco conhecidas, ainda se praticam no concelho.

Para aceder a este serviço, basta descarregar a aplicação e seguir cada uma das quatro rotas, devidamente sinalizadas no terreno e com geo-referenciação por GPS dos destinos. Os percursos em questão atravessam rios, vales e serras de Castelo de Paiva, disponibilizando assim programas interessantes no que ao turismo de natureza diz respeito.

Com a ajuda deste serviço, os turistas podem, por exemplo, ficar a saber como se faz um sapato pelos métodos tradicionais, se tecem tapetes, se corta o cabelo à moda antiga numa velha barbearia, se trabalham as pedras de xisto e o ferro, a arte de moer cereais, entre outras, sempre em contacto direto com o artesão.

Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, elogiou o trabalho realizado pelo município na concretização deste projeto, que, segundo afirmou, surge no seguimento da “aposta grande” que o município tem vindo a fazer no turismo.

Ainda relativamente à aplicação, o autarca recomendou que as visitas à Rota de Ofícios Tradicionais sejam marcadas previamente através da Loja Interactiva de Turismo, tendo anunciado também a possibilidade de, no futuro, estas rotas serem alargadas.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.