Lousada: Festival Internacional de Camélias em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa

Lousada: Festival Internacional de Camélias em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa

Lousada participou na BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa que arrancou no dia 13 de março e termina no próximo domingo. O concelho foi representado por membros da câmara municipal que se juntaram a várias entidades privadas ligadas ao setor turístico e agentes locais.

A vila de Lousada deu destaque nesta edição da BTL à X Festival Internacional de Camélias, que acontece no próximo fim-de-semana, e do Fim de Semana Gastronómico, no espaço da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Cristina Moreira, vice-presidente da câmara de Lousada, revelou que houve uma novidade apresentada nesta BTL, um vinho frisante de camélia branca, intitulado Vinho da Senhora. “Foi provado pela primeira vez na BTL e vai estar disponível no X Festival Internacional de Camélias. A imagem é muito bonita mas o sabor é ainda melhor”, garantiu.

A vice-presidente da câmara disse ainda que o município que representa aproveita  BTL “para promover o melhor que Lousada tem, tendo iniciado essa divulgação nesta feira com a presença do município no Rally de Portugal”.

Também esteve presente, no dia 13, a Adega Cooperativa de Lousada a promover os seus produtos, e a Dalmática – Conservação e Restauro que vai contar com a presença de técnicos a desenvolver trabalho no local. Inserido no Encontro de Confrarias do Tâmega e Sousa, Lousada fez-se representar pela Confraria do Sarrabulho Doce e pela Confraria do Bazulaque de Magneto.

Esta sexta-feira, decorreu uma ação de promoção do Festival Vila, que contou com a animação do Grupo de Dança do Scholl Dance. Juntaram-se ainda os alunos do curso de técnico de cozinha e restauração da Escola Secundária de Lousada.

As Rotas Gourmet são o destaque de sábado, dia 16, pelas 16 horas, que contam com a animação dos Cavaquinhos da USALOU, com queijos, compotas, espumantes a acompanhar, ” numa versão mais contemporânea, a aproveitar o que são os produtos endógenos mas dando-lhes uma nova apresentação, em Gourmet”, tal como explicou Cristina Moreira.

No domingo, dia 17, as festas e romarias do concelho de Lousada vão estar em evidência. Para tal, vão estar na BTL elementos que integram a organização das Festas Grandes em Honra do Senhor dos Aflitos, a que se junta um grupo local de animação. “Tem sempre seis dias de festa, com uma procissão fantástica e a parte mais profana com concertos e atividades que não deixam ninguém indiferente”, explicou Cristina Moreira.

A iniciativa está agendada para o espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal. “Lousada é uma vila irreverente, porque somos a mais jovem de Portugal queremos que essa irreverencia seja transversal em termos de produtos e oferta turística”, concluiu a vice-presidente da câmara.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta