Município de Marco de Canaveses organizou ação de sensibilização sobre o consumo de álcool

Município de Marco de Canaveses organizou ação de sensibilização sobre o consumo de álcool

O Conselho Municipal de Segurança do Marco de Canaveses, na última reunião, abordou a temática do consumo excessivo de álcool e, consequentemente, o desenvolvimento de comportamentos menos próprios.

Desta forma, foi organizada esta sexta-feira, dia 15 de março, uma ação de sensibilização sobre esta temática levada a cabo pelo referido conselho, composto pela presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, por membros da Proteção Civil de Marco de Canaveses, da GNR, da Polícia Municipal, da Federação da Associação de Pais, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e pela Delegada de Saúde.

O grupo visitou vários estabelecimentos comerciais do concelho de Marco de Canaveses, apelando que continuem a cumprir a “imposição legal da não venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos”, bem como a consciencialização para o consumo moderado de álcool.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, recordou que esta é uma realidade no concelho. “Todos nós conhecemos casos de embriaguez e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Sabemos que às vezes é difícil aferirem a idade dos jovens, porque nem sempre pedem identificação e não conseguem controlar”, sublinhou.

De acordo com a autarca, o objetivo passa por envolver a comunidade “principalmente todos os que têm responsabilidades na venda de bebidas alcoólicas, apelando que colaborem”, recordando que a venda de bebidas “tem trazido vários problemas de insegurança aqui no centro da cidade”.

“Esta é uma ação que diz respeito a todos, principalmente os pais. Os jovens têm um acesso muito facilitado às bebidas alcoólicas que são proibidas a menores de 18 anos, com esta ação queremos sensibilizar toda a gente para essa realidade”, concluiu.

Por sua vez António Miguel, presidente da Federação de Associação de Pais de Marco de Canaveses destacou a importância deste tipo de ações. “É um problema transversal a todo o país, mas cabe-nos a nós, no nosso cantinho, tentar resolver os problemas”, referiu.

O representante dos pais marcoenses, relembrou a necessidade de passar a “informação de que tem de haver um maior controlo e fiscalização na venda de bebidas alcoólicas aos miúdos”.

Durante a ação de sensibilização foi entregue, a todos os estabelecimentos comerciais visitados, uma carta a explicar a ação e um panfleto elaborado pela GNR sobre a “Prevenção do Consumo de Droga e Álcool”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.