Feira do Fumeiro trouxe milhares de visitantes a Baião

Feira do Fumeiro trouxe milhares de visitantes a Baião

A 14ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião arrancou na passada sexta-feira, dia 8 de março, ao som dos bombos tocados  pelos trabalhadores do município, que deram o mote para a animação que se viria a estender até a noite de ontem.

E, se as atuações dos vários grupos musicais ajudaram a pintar o cenário da festa, a estrela do evento foi mesmo a gastronomia e os vinhos regionais. Tal como o nome do festival faz adivinhar, não faltou fumeiro, vinhos da casta Avesso, doçaria regional, citrinos da Pala, broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, queijos, amêndoas ou frutos silvestres.

Nos três dias do certame, os 450 lugares sentados esgotaram, cabendo a três restaurantes locais servir aos visitantes que por ali passaram o típico cozido à portuguesa e o arroz de grelos com moira, bem secundados, claro está, pelos vinhos da região.

No sábado, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, juntou-se à festa, tendo confidenciado à chegada conhecer bem o concelho de Baião: adorar, desde criança, o doce da Teixeira e não resistir a um bom cozido à portuguesa.

Durante a manhã e a tarde, a animação musical esteve a cargo d’Os Arribamonte e das Escolas de Dança Liliana Castro e Byondance. À noite, foi a vez de Cláudia Martins e dos Minhotos Marotos subirem ao palco, num espetáculo que se estendeu até à meia-noite.

No domingo, o recinto voltou a encher-se de visitantes, que se deslocaram ao largo da Feira do Tijelinho para degustarem as iguarias locais e assistirem às várias atuações musicais. O Grupo de Concertinas Joaquim Nogueira atuou às 12 horas e, no fim de almoço, os Ranchos Folclóricos de Baião, Valadares e Santa Cruz do Douro serviram de digestivo aos amantes do Folclore.

Para além da animação musical, os visitantes puderam assistir ao sorteio do “Compre em Baião”, uma iniciativa da Associação Empresarial de Baião que também tinha a decorrer junto à tenda do Fumeiro mais uma edição da “Feira Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.