Penafiel é referência no país pelo reconhecimento dos seus bombeiros voluntários

Penafiel é referência no país pelo reconhecimento dos seus bombeiros voluntários

Este domingo, dia 10 de março, Penafiel recebeu o desfile apeado e monitorizado, marcando o Dia Municipal do Bombeiro. As três corporações do concelho percorreram a artéria principal da cidade, mostrando a vivacidade da proteção civil.

A parada contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, de Entre-os-Rios e de Paço de Sousa.

Esta iniciativa inseriu-se no programa de celebração do 249º aniversário da elevação de Penafiel que este ano destacou como tema principal a Prtoeção Civil.

Rodrigo Lopes, vereador da autarquia com o pelouro da Proteção Civil, afirmou que esta foi uma forma de “encerrar com chave de ouro” as comemorações. “Quem assistiu ao desfile das nossas três corporações só podia sentir um grande orgulho”, referiu, felicitando os soldados da paz que tomaram parte na ação, já que “honraram o seio do concelho de Penafiel”.

O autarca dedicou felicitações especiais a Arlindo Sousa e José Pinheiro, recentemente empossados presidentes dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, respetivamente. “Saúdo-vos pelas novas funções e pelas novas responsabilidades que abraçam. Tenho a certeza que será o melhor período das vossas vidas”, assegurou.

No seu discurso, José Pinheiro agradeceu as palavras que lhe foram endereçadas e enalteceu a missão dos bombeiros, com especial menção para aqueles que agora preside. “As pessoas confiam nos bombeiros os seus bens mais precisos, não só materiais, como no maior de todos – a vida! Por isso mesmo, cada bombeiro deste concelho é um orgulho para todos nós”, afirmou.
Depois de “agradecer a coragem de todos que ajudam a corporação”, o presidente da corporação de Entre-os-Rios criticou a falta de projeção dada aos bombeiros pela comunicação social em certos períodos. “Quando acabam os incêndios, a comunicação esquece os bombeiros, mas os bombeiros são mais do que incêndios. Esses sempre existiram e sempre existirão”, referiu.
Adelino Correia, comandante dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, felicitou os soldados da paz do concelho. “O Dia Municipal serve para saberem que os outros dias do ano também são os vossos dias”, mencionou, elogiando ainda o trabalho levado a cabo pelos bombeiros voluntários, que acredita não terem o reconhecimento que merecem. “A tutela não percebe que 80% do socorro em Portugal é dado pelos bombeiros voluntários. Por isso, quero agradecer a coragem de todos”.
Presente na cerimónia estiveram também o vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vinhais e respetivo comandante, numa representação simbólica dada a geminação dos Bombeiros de Vinhais com os Bombeiros de Penafiel há já vários anos.
No seu discurso, Eduardo Nunes, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, pediu que o Dia Municipal do Bombeiro se estendesse aos dirigentes, os quais, garante, serem “bombeiros sem farda”. O presidente elogiou ainda a determinação dos homens que dirige. “O voluntariado é quem faz as instituições existirem. Fazem sem esperar nada em troca por isso é que se chamam bombeiros”, referiu.
José Luís Morais, vice-presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, também marcou presença no evento, tendo endereçado um agradecimento público à Câmara Municipal de Penafiel pelo apoio prestado aos bombeiros. “Penafiel é um exemplo para o país naquilo que é o objetivo da Liga e a Associação Nacional de Municípios para alargar os benefícios e incentivos para todos os bombeiros”, afirmou.
José Luís Morais lamentou ainda o facto das corporações do concelho não poderem dispor de mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), apesar do “esforço significativo” operado nesse sentido. “Apelo para, não tendo sido possível nesta fase, a importância de ter mais uma EIP com ajuda da Câmara Municipal de Penafiel”, finalizou.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.