Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Especial Mulher: Susana Oliveira define a sua estada na política como uma missão

Especial Mulher: Susana Oliveira define a sua estada na política como uma missão

Susana Oliveira está na política há 14 anos e não é clichê dizer que foi por acaso ou por obra de “Deus”. Na verdade, Susana Oliveira, hoje vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, saía da missa há 14 anos, na sua freguesia natal Portela (Termas de S. Vicente), quando o amigo José Maria a convidava para fazer parte da lista para a junta de freguesia. Sem medos aceitou, mas longe de saber que a vida ia mudar drasticamente.

Frequentava ainda a Licenciatura em Ciência da Informação pelas Faculdades de Letras e Engenharia da Universidade do Porto, onde teve o primeiro emprego como Gestora da Informação. Em 2009, Alberto Santos convidou-a para integrar a sua equipa, quando Susana Oliveira julgava ser opção para encabeçar a lista para a junta de freguesia, onde tinha estado quatro anos como secretária. “Entrei na junta sem saber muito bem para o que ia, tive de assumir parte do papel do presidente que teve de se ausentar por motivos profissionais, e quando achava que ia encabeçar a lista, sou convidada para a câmara”, confessou a menina da terra que passou a ser vereadora ainda muito jovem.

Na cidade as pessoas conheciam-na por ter trabalhado nas férias num restaurante de renome e sentiam até algum pudor em continuar a tratá-la por Susana já que passava a ser “A Dra. Susana, vereadora”.

Na verdade, a postura não alterou em nada. Na comunidade é tratada com o carinho da menina que se tornou mulher sem nunca perder a humildade que lhe conheceram outrora.

De cedo percebeu que havia condicionantes a ultrapassar. Ser jovem e ser mulher num mundo político onde os homens reinam. “Vejo a lei da paridade como um mal menor. Não queria que fosse obrigatório, mas sem a obrigatoriedade não tenho dúvidas que seria difícil estar na política”, defendeu Susana Oliveira que há dez anos assumiu funções que considera ser “uma missão”. Certa que um dia possa regressar ao mercado de trabalho para o qual se formou, não deixa de lutar por um percurso “digno, honesto e justo na política em prol das pessoas”.

Nestes mesmos dez anos, a vida pessoal também mudou, e acumulou aquele que será um dos mais difíceis papeis da sua vida: ser mãe. A gravidez “não foi doença e por isso trabalhei sempre e em nada perturbou o desempenho das minhas funções”, facto que garantiu não ser impeditivo para uma mulher poder exercer cargos políticos. “Há uma nova gestão de tempo, agora que sou mãe, não posso dedicar 12 horas ao trabalho como fazia antes, mas consigo dar resposta como mãe e profissional”.

Mulher como todas as suas concidadãs, também ela trata da casa, cozinha e cuida de si. “Nem sempre tenho tempo e disposição para tratar de mim, mas sei que é importante e faço o esforço”, admitiu a vereadora que também é coordenadora das mulheres sociais-democratas de Penafiel.

“Quando queremos mulheres para assumir cargos temos plena noção que é difícil encontrar quem se disponibiliza”, explicou, contando que “as mulheres receiam falhar como mães e donas de casa e por isso limitam-se a elas próprias”.

Susana Oliveira é já há 6 anos vice-presidente do município de Penafiel e percebe que as obrigações destas funções lhe retiram tempo útil com a família. Há presenças que não pode negar mesmo que essas sejam a horas tardias. “Se estiver a lembrar que sou mãe, estou também a contribuir para a diferenciação entre homens e mulheres e por isso não o faço. Espero que os colegas tenham essa sensibilidade”.

O mundo da política nem sempre é tão doce quanto a própria e Susana Oliveira não lida bem com as situações. “Fico triste e desiludida com algumas posições, mas sei que não as posso mudar. Contorno-as, protegendo-me”, arrogou.

Susana Oliveira é vista pela comunidade como a possível sucessora do atual presidente e nesta situação garantiu ser “uma honra e uma responsabilidade muito grande. Caso me deem essa oportunidade irei cumprir como até agora com honestidade”, terminou.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta