Especial Mulher: Manuela Pereira apela para que a mulher “saia da sua zona de conforto”

Especial Mulher: Manuela Pereira apela para que a mulher “saia da sua zona de conforto”

“A Mulher não é inferior, ela precisa de ter a capacidade de sair da sua zona de conforto para abraçar desafios”, quem afirma é Manuela Pereira, empresária há mais de três décadas em Baião. Natural do Porto, mercê de diversas circunstancias, nas quais o apoio da Autarquia local da época, viu na terra natal do marido o local para crescer profissionalmente. Ao lado de Joaquim Pereira, começaram por em parceria com a Câmara Municipal de Baião e o IEFP, fazerem formação na área da confeção de Vestuário. A vontade de colocar em prática o que ensinaram às 24 formandas levou-os a desenvolverem uma nova unidade fabril , dando continuidade à já existente no Porto Confeções Manuela & Pereira.

Instalados na zona industrial de Gôve, em Baião, as confeções são hoje uma empresa de referência na região do Tâmega e Sousa e na área têxtil. Se Joaquim Pereira tem “mãos de artista” enquanto técnico de confeção, Manuela Pereira tem a liderança nas mãos e muitas vezes se colocam lado a lado com as colaboradoras.

Manuela Pereira iniciando a sua atividade  com conhecimentos na área de gestão de Empresas, mais tarde sente necessidade de adquirir mais e novos conhecimentos. Já mãe e empresária voltou aos estudos superiores para uma licenciatura em gestão de Recursos Humanos.

“Trabalhar com a exportação exige muito de nós e sinto que tenho de estar devidamente preparada”, assumiu a empresária que se sente num desafio constante. Mulher, mãe e esposa com uma gestão de tempo muito exigente. Os filhos nasceram já no contexto dos negócios e “na altura não havia licenças de maternidade de quatro meses. Poucos dias depois do parto estava na fábrica para trabalhar”, afirmou Manuela Pereira que hoje já tem os dois filhos a seu lado na Empresa. Se o filho está na produção, a filha está na criação. “São os dois muito diferentes. O meu filho tem uma grande capacidade para gerir pessoas. Já a minha filha licenciada em designe  de comunicação trata da imagem da Empresa e desenvolvimento de produto, bem como o relacionamento com os  nossos clientes internacionais”.

Os filhos são sempre uma prioridade, mas mais ainda quando estes passam por momentos menos bons. A filha é hoje um exemplo de força e perseverança para esta mãe. Confrontada com um problema de saúde, conseguiu “dar a volta de uma forma que surpreendeu toda a gente. Ganhamos força através da força dela e hoje é claramente um exemplo para todos”, avançou a mãe Manuela Pereira que apesar do sofrimento pela situação nunca descurou nem os negócios nem a família.

E por este testemunho já valia a pena conhecer esta empresária. Mas não se fica por aqui. Uma “reivindicativa” por natureza, Manuela Pereira já entrou em outras lutas. Uma passagem pela política mereceu-lhe uma das campanhas mais efusivas de Baião. No início da década de 90, considerou ter ideias e projetos importantes para o desenvolvimento de Baião. Sempre numa visão de progresso, a empresária teve o apoio do partido Ecologista os Verdes e lutou pela liderança do município. Essa batalha não venceu, mas ao longo dos anos tem vencido várias outras pelas melhorias do concelho, nomeadamente, pela vida quotidiana das suas funcionárias. “Sempre que há problemas com as nossas colaboradoras eu tento  perceber e  ajudar a resolver. Os problemas delas passam a ser nossos, então sinto que devo juntar forças”, garantiu a empresária que já ajudou a resolver alguns problemas pela influência e pressão que vai fazendo junto das entidades oficiais e não só.

“A Mulher não é inferior, ela precisa de ter a capacidade de sair da sua zona de conforto para abraçar desafios” é a frase que Manuela Pereira abriu a conversa e termina explicando porquê. “Por vezes é a própria mulher que se inferioriza e não pode ser. Temos de ser capazes de estar em constante desafio para podermos crescer e surpreender”, conclui a empresária que ainda hoje se sente motivada para criar horizontes.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta