Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos Verdes arranca hoje em Baião

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos Verdes arranca hoje em Baião

Arranca hoje, dia 8 de março, a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos Verdes de Baião, que se prolongará até domingo. O festival, cuja entrada é livre, terá como palco o largo da Feira do Tijelinho, em Campelo.

Nesta 14ª edição do evento, estarão presentes cerca de 45 produtores locais. Para além do fumeiro, do cozido e dos vinhos verdes que dão nome ao cartaz, os visitantes poderão também provar outros produtos tradicionais caraterísticos da região: broa de milho, doces regionais, citrinos da Pala, biscoito da Teixeira, artesanato, licores, mel, chocolates, compotas, queijos, pão de ló, amêndoas e frutos silvestres, em especial os mirtilos.

O cozido à Portuguesa será servido em três restaurantes que estão preparados para receber cerca de 450 pessoas em silmuntâneo. Para além deste prato, pode degustar-se também o Arroz de Moira com Grelos.

Mas não só de gastronomia será composto o festival. De entre os vários grupos de bombos, concertinas, folclore e escolas de dança, a principal figura de cartaz no que à animação musical diz respeito é Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, que vão atuar pelas 22h30 de sábado.

Também no sábado, dia 9, a Feira do Fumeiro vai receber a visita do ministro do Ambiente e da Transição Energética, Pedro Matos Fernandes. O governante vai conhecer as potencialidades do evento, bem como o seu impacto no tecido económico local.

Em paralelo a esta iniciativa, decorrerá, no mesmo local, mais uma edição da Feira Stock Off, com a presença de diversas empresas baionenses. Já no domingo, às 15 horas, será feito o sorteio da iniciativa “Compre em Baião”. As duas ações são promovidas pela Associação Empresarial de Baião, e têm como objetivo promover e dinamizar o comércio do concelho.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.