Cinfães: Projeto “Há Bola na Escola” vai fomentar a prática desportiva a mais de 700 alunos

Cinfães: Projeto “Há Bola na Escola” vai fomentar a prática desportiva a mais de 700 alunos

Mais de 700 alunos do  1.º Ciclo do concelho de Cinfães vão estar inseridos no projeto “Há Bola na Escola”, uma iniciativa que parte da Associação de Futebol de Viseu com vista a promover e desenvolver o futebol e futsal junto dos mais novos.

Para tal, foi estabelecido um  protocolo de cooperação, entre a Câmara Municipal de Cinfães, a AFV, o Agrupamento de Escolas de Cinfães General Serpa Pinto e o Agrupamento de Escolas de Souselo foi assinado, no dia 28 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Cinfães.

“Queremos que as crianças passem a praticar a modalidade, não só na playstation. Queremos também que esta seja uma forma de ajudar os clubes naquilo que é o recrutamento de atletas”, disse o presidente da AFV, José Alberto Ferreira.

Já Rui Botelho, membro do  Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, explicou que o protocolo se revela “importantíssimo tendo em conta que vai auxiliar os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) a poderem desenvolver de uma forma mais técnica o futebol”, concluindo que o futebol é uma modalidade “que todos os miúdos gostam”. 

Também a obesidade, um dos problemas mais graves de saúde mundial e nacional, foi mencionado. António Morgado, do Agrupamento de Escolas de Souselo, lembrou que o sedentarismo é uma das causas da obesidade e lembrou que iniciativas como “Há Bola na Escola” pode fomentar a prática desportiva e, consequentemente, diminuir este problema. 

“Não queremos criar “Cristianos Ronaldos”, se acontecer melhor, mas queremos que os miúdos se mexam, tenham alternativas e gostem do exercício físico, neste caso do futebol/futsal”, explicou.

Esta é uma das várias medidas do atual executivo com vista a promover o desporto, nomeadamente no que respeita aos equipamentos e à diversificação das modalidades desportivas em Cinfães. Armando Mourisco, presidente da câmara municipal, fez questão de relembrar os investimentos nesta área: “Procedemos à instalação de relvado sintético em Cinfães e em Souselo; à construção de um polidesportivo em São Cristóvão de Nogueira; à construção do Pavilhão Municipal de Nespereira; à requalificação do polidesportivo em Travanca; à execução dos minicampos na Gralheira e em Ferreiros de Tendais e a beneficiação do Pavilhão Municipal Armando Costa”.

Mencionou ainda que têm aparecido novas modalidades desportivas no concelho, como o futebol feminino, adiantando ainda que, “novos desportos vão chegar, brevemente, às escolas do 1º ciclo do Concelho, concretamente o ténis de mesa e o xadrez”.

Promover a atividade física na escola, de modo a que depois do período escolar, mais alunos procurem as ofertas desportivas existentes no Concelho e estimular a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, são alguns dos propósitos desta parceria. Para além da componente desportiva, o projeto promove ainda a aprendizagem, o fair-play, a interação e a sociabilização.

 

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.