A melhor escola pública do ranking “percursos de sucesso” 2018 é de Felgueiras

A melhor escola pública do ranking “percursos de sucesso” 2018 é de Felgueiras

A Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, de Felgueiras, é a primeira escola pública do ranking “percursos de sucesso” 2018, com um resultado de 17,8%. Este estudo analisa a percentagem de alunos que acabaram o secundário sem chumbos e com positivas nos dois exames das disciplinas trienais.

Na classificação geral relativa a escolas do ensino secundário, a instituição felgueirense surge em segundo lugar, sendo apenas ultrapassada pelo Colégio de São Miguel de Fátima, de Ourém. Este estabelecimento privado de ensino obteve um resultado de 24,6%.

No ano passado, a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos ficou colocada em 70º lugar neste mesmo ranking. O diretor, António Bragança, garante que nada mudou em termos de estratégia de 2017 para 2018. “Continuamos a trabalhar exatamente da mesma forma. Temos uma equipa docente que procuramos manter, sempre que possível, ano após ano. Como é costume dizer-se: «em equipa que ganha não se mexe». E os resultados mais recentes têm sido muito bons”, referiu.

Outro dos fatores apontados para o sucesso é o programa PEN – Preparação para os Exames Nacionais. “Para além dos tempos de aula normais, consideramos nos horários semanais dos alunos um tempo de Preparação para os Exames Nacionais (PEN), em oito disciplinas: Português, Matemática, Biologia, Física e Química, Filosofia, História, Geografia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)”, explicou ao Jornal A VERDADE.

O Gabinete de Mediação de conflitos, criado há três anos, é outra das medidas que tem ajudado a melhorar a performance dos alunos. Para além de um docente a tempo inteiro, que organiza o serviço, vários professores dedicam parte do seu tempo semanalmente a esta iniciativa. “Com a implementação desta estrutura, tem melhorado, significativamente, o problema da indisciplina e do comportamento dos alunos. E todos sabemos a importância que o bom comportamento dos alunos tem nos seus resultados”, afirmou o diretor.

A par destes fatores, os estudantes da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos beneficiaram ainda da criação de um Centro de Apoio à Aprendizagem, de uma equipa feminina de voleibol federado e do clube federado de xadrez “Torres de Pombeiro”.

Para finalizar, António Bragança deixa uma palavra de apreço ao corpo docente, que tenta manter, na medida do possível, ano após ano. “Competência, motivação, disponibilidade e dedicação” são os adjetivos utilizados pelo diretor para descrever as pessoas com quem trabalha diariamente. “O que mais desejo realçar como grande contributo para o sucesso dos alunos do ensino secundário é o calor humano, a proximidade, o espírito de família, por parte dos nossos docentes, que ajudam os alunos a encontrar a sua felicidade: o seu sucesso escolar”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.