Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Penafiel: Edição de estreia do “Café com Letras” contou com a presença de Alberto Santos

Penafiel: Edição de estreia do “Café com Letras” contou com a presença de Alberto Santos

A freguesia de Irivo, em Penafiel, acolheu a edição de estreia do “Café com Letras”, que contou com  a presença do escritor Alberto Santos. Promovida pelo Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica da Profensino, a iniciativa decorreu no dia 19 de fevereiro, pelas 20h00.

No início da sessão, Celso Brum, coordenador daquela instituição, endereçou palavras de agradecimento às várias entidades presentes, tais como a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, as juntas de freguesia de Irivo e de Paço de Sousa e os agrupamentos de escolas de Paço de Sousa, D. António Ferreira Gomes e do Pinheiro.

Antes de passar a palavra ao convidado central, Celso Brum apresentou ainda uma breve biografia do escritor, realçando o seu papel enquanto impulsionador na criação do festival literário “Escritaria” e como divulgador da literatura e da língua portuguesa.

Na sua apresentação, Alberto Santos descreveu-se como “curioso” pela vida, pelo tempo e pelos lugares que lhe trazem histórias e lhe permitem tornar-se um “Deus”, pela capacidade de criar personagens com os seus enredos baseados em factos históricos. Nesse sentido, mencionou a sua obra “Escrava de Córdova” pela ligação ao largo da igreja de Paço de Sousa e ao Mosteiro da mesma região, onde imaginou a sua vida a cruzar-se com a de Egas Moniz, a quem foi confiada a educação do rei D. Afonso Henriques.

O escritor natural de Penafiel finalizou a sua intervenção com um apelo à leitura ao invés do uso excessivo das tecnologias no quotidiano. Alberto Santos referiu ainda “os livros nos ajudam a aprofundar o conhecimento, provocam-nos no interior de forma mais intensa”“Só lendo conseguimos saber mais”, afirmou.

No final da sessão, Celso Brum procedeu aos habituais agradecimentos e anunciou que o plano de atividades da instituição que coordena contemplará um “Concurso de Poetas e Poetisas”. No final, exclamou: “ler faz tão bem!”

 

 

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta