Penafiel: Milhares de pessoas esperadas no Festival da Lampreia de Entre-os-Rios

Penafiel: Milhares de pessoas esperadas no Festival da Lampreia de Entre-os-Rios

Está a decorrer desde ontem, dia 21 de fevereiro, o Festival da Lampreia realizado na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, na freguesia da Eja, em Penafiel. A iniciativa, que se irá prolongar até ao dia 24 do presente mês, é organizada pela Câmara Municipal de Penafiel em conjunto com a Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios.

A organização espera que este ano seja batido um novo recorde de visitantes, chegando aos milhares, tendo em conta a aposta crescente na divulgação e do nome que este festival tem ganho nos últimos anos “pela qualidade que apresenta, não só da lampreia, mas também do espaço e da vista”, tal como afirmou Antonino de Sousa, presidente da câmara de Penafiel.

O autarca explicou que, durante estes quatro dias de festa, a tenda gigante montada na zona ribeirinha vai proporcionar, “além da excelente lampreia confecionada à moda de Entte-os-Rios e do Tâmega por quatro restaurantes de excelência”, muita animação. Serão “vários grupos de cantares que vão espalhar as suas tradições e dar ânimo e festa a este evento”. Isto para que, “a par da gastronomia, se possa criar um ambiente de lazer, descontração e convívio que, em conjunto com o sol, permitirão desfrutar deste quadro que é de uma beleza absolutamente extraordinária”, afirmou.

Isabel Guedes, presidente da Junta de Freguesia de Eja referiu que este evento, que é já “realizado há alguns anos”, tem por objetivo “a promoção da lampreia à moda de Entre-os-Rios e agora também a papuda”, um doce tradicional desta freguesia que está a ser recuperado. Relativamente a este doce tradicional característico daquela região, cujo fabrico se retomou recentemente, a autarca salienta que “tem todo o potencial para ser vendido”.

A governante considera o evento “bastante importante para a região, não só pelas pessoas que nos visitam para degustarem esta iguaria, mas também para conhecerem a nossa região e o nosso território”. É ainda destacada a relevância da iniciativa para a economia local. “É muito importante para a economia, não só através do festival, mas também nos postos de comercialização da lampreia que temos ao longo da estrada nacional”, sublinhou.

A par do festival, cujo “número de visitantes tem vindo a crescer ao longo dos anos”, vai também realizar-se até ao dia 31 de março a Rota da Lampreia, onde “são vários os restaurantes aderentes que fazem a promoção desta iguaria nesta altura do ano”, afirmou Isabel Guedes.

Vera Silva, representante da Confraria da Lampreia, sublinhou o peso daquela iguaria para a região, que, garante, se promove a si mesma. “A lampreia sempre foi um símbolo de Entre-os-Rios. Cabe-nos, simplesmente, promovê-la por esse país fora, dizendo que em Entre-os-Rios, sem dúvida, come-se a melhor lampreia de Portugal!”

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta