Marco de Canaveses: Ginástica e boa alimentação são os segredos dos 102 anos de Maria do Patrocínio

Marco de Canaveses: Ginástica e boa alimentação são os segredos dos 102 anos de Maria do Patrocínio

Maria do Patrocínio é da freguesia do Marco, no concelho de Marco de Canaveses, e completou esta terça-feira, dia 19 de fevereiro, 102 primaveras.

Tem quatro filhos, cinco netos e um bisneto, o Gonçalo que no dia do aniversário tocou pandeireta para a bisavó. Vive com a filha mais nova, Maria da Conceição, que contou ao Jornal A VERDADE como tem sido a vida da centenária.

“A minha mãe, quando era solteira, era modista. Casou-se e o meu pai comprou umas quintas, então começou a ajudar os criados. Tínhamos uma vacaria e fornecíamos o leite para o hospital”, explicou a filha que revelou que viveu sempre com a mãe.

Com a cabeça e a memória no sítio, Maria da Conceição afirma que o segredo da longevidade da mãe é a boa alimentação. “Só come coisas da terra, nada de gorduras. A alimentação dela é à base de legumes, sementes e peixe fresco, não gosta muito de carne”, disse.

A cuidadora de Maria do Patrocínio recordou que é também necessário exercitar. “Faço todos os dias ginástica com ela, de manhã, à tarde e à noite”, acrescentando que também lhe faz massagens diariamente.

Há 14 anos partiu o fémur e a anca, mas nem isso a deixou agarrada a uma cama. Levanta-se todos os dias e anda pelo próprio pé. “A ginástica ajuda”, garantiu a filha.

Maria do Patrocínio conhece quem a visita, no entanto “há dias que está mais arrebitada do que outros”, referiu a filha, recordando que a mãe “gosta mais de dormir à tarde do que à noite”.

Ao despedir-se do Jornal A VERDADE, Maria da Conceição fala orgulhosa dos 102 anos da mãe. “Espero que para o ano estejamos cá todos outra vez”, concluiu.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.