Celorico de Basto: Está a ser requalificada a Rua Senador Magalhães Bastos

Celorico de Basto: Está a ser requalificada a Rua Senador Magalhães Bastos

A Rua Senador Magalhães Bastos, em Celorico de Basto, está a ser requalificada. A rua tem apresentado características que dificultam a circulação automóvel pelo estado deteriorado e dos peões pelo seu acentuado declive e irregularidade do piso.

“A intervenção é pertinente e urgente numa zona localizada mesmo no coração da vila e que tem vindo a aceder a um crescente interesse do investimento privado” afirmou Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O trânsito estará condicionado o que impede a circulação naquela rua. A circulação será permitida em ruas adjacentes permitindo o acesso aos serviços e habitações existentes próximas da rua.

A intervenção passará por clarificar a faixa de rodagem, devendo esta ser o prolongamento do desenho urbano definido à cota mais baixa, junto à Praça Albino Alves Pereira. O desenho urbano no início desse arruamento resulta da intervenção feita naquela Praça, apontando-se o arranque deste arruamento com uma faixa de rodagem de 3,50 metros, ladeada por um passeio que acompanha a inclinação do arruamento e ainda uns degraus de granito, de modo a facilitar a circulação pedonal, uma vez que a rua é muito inclinada.

Propõe-se então que a faixa de rodagem continue exatamente com o mesmo perfil, sendo esta ladeada por lancis de granito. O pavimento será em asfalto por ser considerar que é o pavimento mais adequado tendo em conta a forte inclinação do arruamento.

Serão ainda utilizadas para passeios e áreas de estacionamento as áreas contíguas à faixa de rodagem, mantendo-se a uma cota aproximadamente idêntica à da faixa de rodagem (1 a 2 cm acima), podendo essas áreas intersticiais – entre a faixa de rodagem e os limites de propriedade – serem conjuntamente utilizados como passeios e zonas de estacionamento.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.