População cria petição online para reivindicar conclusão do IC35

População cria petição online para reivindicar conclusão do IC35

Um grupo de cerca de 70 populares, oriundos de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães, criou uma petição online a apelar pela união da população e da vontade política para a conclusão do IC35 que ligará Entre-os-Rios a Penafiel, em alternativa à N106 que já provocou 700 vítimas.

Na petição, a população afirma estar farta de “promessas e mais promessas” que surgiram aquando da tragédia da queda da ponte de Entre-os-Rios, que fez 59 mortos, “53 oriundas de Castelo de Paiva, um de Penafiel, dois de Gondomar e três de Cinfães”.

Nos discursos políticos que surgiram após a queda da ponte Hintze Ribeiro, falou-se em fazer-se “o primeiro troço do IC35, que incluiu a nova Ponte sobre o Douro, e os troços de Entre os Rios, e entre o lugar do Castelo e Sardoura (seis quilómetros em Castelo de Paiva)”, tal como se pode ler na petição.

A Assembleia da República declarou ao Governo “prioridade absoluta” para esta obra – Resolução n.28/2001, de 5 de Abril de 2001. Paulo Ramalheira Teixeira, um dos mentores desta petição, afirma que a população está unida e que este apelo à assinatura “é exemplo disso”. “O IC35 é uma questão apartidária tendo em conta a necessidade do projeto. Devíamos ter os quatro presidentes de câmara a falar a uma só voz e não os vemos, e três dos quais são do mesmo partido”, frisou.

Joaquim Pereira Rodrigues, José Adelino Ferreira Nunes e Paulo Ramalheira Teixeira, entre outros subscritores, encontram-se esta tarde reunidos a ultimar uma carta para enviar ao Presidente da República a solicitar o cumprimento das promessas feitas desde 2001. A petição já reune 209 votos e pode participar a participar em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT91961 

Recorde-se que este é mais um dos protestos que “exigem” a concretização desta obra. No passado dia 6 de fevereiro, a Estrada Nacional 106 cobriu-se de cruzes brancas em sinal de protesto pela não conclusão do IC35. As cruzes, símbolo das 700 vítimas consequentes de 500 acidentes naquela estrada que liga Entre-os-Rios a Penafiel.

Uma das populares presente neste protesto foi Vera Silva, que considera a construção do IC35  “essencial”. “Continuamos a demorar mais de 35 minutos a chegar a Penafiel, quando estamos a falar de uma distância de 12 quilómetros. É completamente incompreensível”, lamentou.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.