Marco de Canaveses: 110 anos de Carmen Miranda celebrados com apresentação de novo museu

Marco de Canaveses: 110 anos de Carmen Miranda celebrados com apresentação de novo museu

Este sábado, dia 9 de fevereiro, assinala-se o 110º aniversário de Carmen Miranda. A data será assinalada pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses com a apresentação do novo projeto do Museu Municipal Carmen Miranda, no Auditório Professora Emília Monteiro

Carmen Miranda nasceu na freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no ano de 1909. Deixou Marco de Canaveses apenas com 10 meses quando os pais decidiram emigrar para o Brasil. Viveu no Rio de Janeiro onde começou a sua carreira de cantora e atriz que, mais tarde, viria a percorrer o mundo, sendo ela a única portuguesa a ter uma estrela no Pátio a Fama, em Hollywood.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses explicou que o novo museu “será completamente diferente, com inovação, tecnologia, com tudo aquilo que os novos museus têm”.

A autarca avançou que o município está a trabalhar em parcerias com entidades brasileiras para ser possível “ter em Marco de Canaveses algum do espólio da Carmen Miranda”, referindo que o novo museu será uma forma de dar a conhecer “quem era Carmen Miranda, qual foi a projeção que ela trouxe internacionalmente para o Marco de Canaveses e o impacto que teve no mundo”.

Segundo a presidente, é ainda objetivo da câmara municipal desenvolver a componente que “foi esquecida em relação a Carmen Miranda que é a emigração”, garantindo que a autarquia está em contacto com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para que este aspeto seja também motivo de realce no espaço.

“O novo museu será, certamente, um dos ícones mais importantes na nossa estratégia turística”, enalteceu Cristina Vieira.

A sessão comemorativa em homenagem a Carmen Miranda tem início marcado para as 16 horas, com a sessão de boas-vindas a cargo de Cristina Vieira. A apresentação do projeto do novo museu será feita pelo arquiteto Orlando Gaspar.

O programa das comemorações conta ainda com a música de Francisco Tavares que apresentará “Carmen: Vida e Arte”. O encerramento das celebrações será feito por António Ponte, diretor Regional de Cultura do Norte.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.