Câmara de Castelo de Paiva vai atribuir medalhas de mérito a instituições

Câmara de Castelo de Paiva vai atribuir medalhas de mérito a instituições

Várias coletividades e instituições do concelho vão receber, no próximo sábado dia 9 de fevereiro, as Medalhas de Mérito atribuídas pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

A cerimónia, que decorrerá no espaço Salão Nobre da autarquia pelas 15 horas, acolherá os distinguidos. Com Medalha de Mérito Municipal, a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho de Sardoura – Rancho Folclórico, com Grau Prata, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva. O Grau Ouro vai ser entregue a três instituições de cariz distinto, tais como a Santa Casa de Misericórdia de Castelo de Paiva – Lar Dr. Justino Strecht, a Academia de Musica de Castelo de Paiva e o Centro Social e Paroquial de Castelo de Paiva.

Estas entidades foram as escolhidas pelas suas ações resultantes no aumento do prestígio do concelho e na melhoria das condições de vida da população deste município.

O Rancho Folclórico de S. Martinho, fundado em 21 de Novembro 1993, foi distinguido pelo “aumento de prestígio na freguesia” e na região pela sua manifestação popular em vários locais de norte a sul do país. A entidade comemora este ano o seu 25.º aniversário, apresentando-se como uma colectividade que tem marcado a cultura etnográfica do concelho de Castelo de Paiva pela intensa actividade que tem desenvolvido ao longo desses anos, como o comprovam a organização de 23 edições do “Festival de Folclore de S. Martinho.

 

Publicado por Rancho Folclórico de S.Martinho de Sardoura em Terça-feira, 16 de outubro de 2018

 

Por outro lado, comemorou-se no passado dia 3 de Dezembro o 30.º Aniversário do “Lar Dr. Justino Strecht”, tratando-se de uma das valências mais importantes da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, que já conta com mais de 60 anos de atividade no território municipal, atuando em várias frentes na área social.

 

Numa vertente cultural distinguiu-se a Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP) que completou 30 anos no ano passado. A medalha foi a esta casa atribuída pela dedicação e trabalho desenvolvido que muitos jovens tem formado na área musical e levado o nome de Castelo de Paiva além-fronteiras. Por outro lado, a AMCP tem-se dedicado à organização de eventos culturais em Castelo de Paiva de elevado nível, como por exemplo, a “Academia Ibero Americana de Clarinete”, que já vai na 8.ª edição.

 

Já o “Centro Social e Paroquial de Sobrado”, inaugurado oficialmente em Dezembro de 1988, foi uma das primeiras instituições do concelho a nascer com o objetivo de desenvolver ações de solidariedade social no apoio à infância. Esta casa tem contribuído para a melhoria das condições de vida da população do concelho, destacando-se na liderança da instituição durante muitos anos a ação do padre Alberto Laranjeira.

 

Em termos desportivos, a medalha foi para o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, que se dedica ao desporto, com destaque para o atletismo, desde 1987. O objetivo é promover práticas desportivas no concelho e tem evidenciado dinamismo com a participação de atletas paivenses em competições de cariz nacional e internacional. Por outro lado, oferece aos habitantes a possibilidade de fazer, foram do mundo competitivo, exercício físico, com aulas de Yoga, karate, zumba e ciclismo.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.