Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Baião: Tarantini e Paulo Pereira distinguidos na 23ª Gala do Desporto

Baião: Tarantini e Paulo Pereira distinguidos na 23ª Gala do Desporto

O Salão Preto e Prata, do Casino Estoril, acolheu, no passado dia 30 de janeiro, a 23ª Gala do Desporto. Organizado pela Confederação do Desporto de Portugal, este foi um evento em grande para Baião, ou não tivessem sido distinguidas duas figuras naturais do concelho: o futebolista Tarantini e Paulo Pereira, presidente da autarquia local.

Ricardo José Monteiro, conhecido no mundo do futebol por Tarantini, recebeu o prémio Ética Desportiva pelo projeto “A minha causa” e por impulsionar a educação e a ética no desporto, particularmente no desporto-rei. Atribuído pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Plano Nacional Ética no Desporto, este galardão visa premiar personalidades ou instituições que se destaquem na promoção da ética desportiva e dos valores do desporto, tais como o respeito, tolerância, espírito de equipa, fair play, verdade, entre outros.

Em 2016, o futebolista, que representa as cores do Rio Ave há uma década, criou o programa “A minha causa”, depois de ter “estudado, analisado e identificado falhas no modo como os profissionais de alta competição preparam o seu futuro” após o fim das carreiras. Analisando o respetivo currículo académico, o médio de 35 anos não deverá enfrentar esse obstáculo após pendurar as chuteiras. Licenciado em Ciências do Deporto e Educação Física e Desporto Escolar, possui ainda um mestrado na área do futebol e é, aos dias de hoje, doutorando na área de transições de carreira.

Durante a entrega do galardão, o futebolista natural de Gestaçô deixou um agradecimento à família e sublinhou a importância de procurar transmitir um exemplo a seguir, dentro e fora das quatro linhas. “Independentemente do palco onde atuamos, podemos sempre influenciar pessoas, especialmente os mais novos, pelo exemplo, ao transmitir mais e melhores valores. Se todos queremos ser campeões dentro do campo, também devemos ser campeões na vida. Essa é a minha causa: deixar uma marca no desporto, essencialmente nos mais novos, que, tal como eu, correm atrás do seu sonho”.

Tarantini finalizou o discurso de agradecimento partilhando com o público presente uma convicção: “acredito que o desporto e a educação devem andar de mãos dadas”.

Por sua vez, Paulo Pereira recebeu o prémio Personalidade do Ano, fruto do trabalho desenvolvido em prol da visibilidade da Motonáutica em Portugal. Recorde-se que a albufeira da Pala, em Baião, recebe uma das etapas do Campeonato do Mundo de Motonáutica há três anos consecutivos, após 14 anos de impasse.

Durante o discurso de agradecimento, já depois se ter juntado ao coro de aplausos a Tarantini, o autarca confessou-se “orgulhoso e lisonjeado por ouvir por duas vezes o nome de Baião durante a cerimónia”. A propósito do futebolista, Paulo Pereira afirmou que “o prémio é merecido e que o atleta dignifica, tanto no futebol, como na vida, o nome de Baião onde quer que esteja. É um futebolista invulgar e muito nos honra que seja baionense”, referiu.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta